Pular para o conteúdo principal

Especial MC Formatura pt 3: Dicas dos docentes - Por: Camilla Hatzlhoffer

O semestre já acabou e temos mais uma turma de bibliotecários que já apresentaram suas defesas e estão esperando o tão sonhado momento da formatura. Mas ainda tínhamos algumas dicas guardadas na manga, que podem ser úteis para os formandos desse ano e para o pessoal que chegará ao último ano em 2019.


Fonte: Google Imagens


As dicas foram dadas por dois professores e profissionais incríveis: Henrique Ferreira e José Mário Mendes. Agradeço aos dois pela disponibilidade e pelo carinho ao enviar essas dicas!


Prof. Henrique Ferreira:

1 - "Conhece-te a ti mesmo": Depois de um tempo de estudos, de atuação na área, faça um "resumo das qualificações". Quais são suas habilidades? Quais são seus interesses? O que te move? E, tão importante quanto conhecer seu lado positivo é saber o negativo... quais habilidades ou características que precisam ser melhoradas? o que NÃO te interessa? o que não o seduz? quais situações não são suportáveis? A área é mais ampla do que se pensa, temos uma diversidade de campos e colocações à serem exploradas, sabendo o que interessa e o que não, muitas decisões podem ser simplificadas.

2 - "Não existe vento a favor para quem não sabe onde vai": Estabeleça objetivos exequíveis. Escolher não é fácil, porém, é necessário. Sonhar é ótimo, mas, planejar suas realizações é ainda melhor. Todo esforço é melhor empregado se bem direcionado. Não existem atalhos na vida, porém, planos, esquemas, objetivos, dão direção, segurança, motivação, reforçam o pensamento positivo e o foco.

3 - "Respeite para ser respeitado": Leia, fale, viva, vivencie... entenda, reflita, compreenda, analise, perceba. Por vezes (muitas) a empolgação, a soberba, a euforia, a fúria, e outros tantos sentimentos e situações, nos levam a presumir coisas, aceitar situações, a agir de forma desmedida, atabalhoada, crítica, resistente, infantil, mesmo que com a melhor das intenções. Saber ouvir, aguardar um momento mais oportuno, buscar entender a situação, o próximo, seus motivos e a história, colocar-se no lugar do outro, ter autocrítica e ser solidário, pode evitar uma série de desventuras - pessoais e profissionais. Usar o bom senso, agir com parcimônia, resiliência e tolerância é sempre uma boa opção. 

4 - "Você colhe o que planta". Dispensa comentários.



Prof. José Mário Mendes:

Procure se conhecer! : Pense nas coisas que você gosta, nas disciplinas que você teve mais afinidade durante o curso e que mais te deixam empolgado.
Às vezes, é dicifil saber extamente do que mais gostamos, mas se soubermos, pelo menos, o que menos gostamos, fica mais fácil pensar nos próximos caminhos a seguir.

Participe de congressos, feiras, eventos e encontros das áreas que você sente interesse:
Às vezes, vale a pena também participar de alguma atividade que, inicialmente, não te despertava interesse.

Pode ser que você descubra algo novo para gostar. Sempre vale a pena tentar algo diferente,  mesmo que depois você realmente perceba que aquilo não é pra você.

Nunca pare de estudar: Pós-graduação, mestrado, doutorado, cursos livres, seja lá o que for. Afinal de contas, conhecimento é uma riqueza que ninguém nunca poderá tirar de você.


A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e