Pular para o conteúdo principal

Fontes de informação


Arquivística.net              
Publica trabalhos relacionados com a Arquivística ou estudos e pesquisas nos demais campos ligados à Ciência da Informação. A última edição foi publicada em 2008.
  

Biblionline (Universidade Federal da Paraíba - UFPB)
Seus artigos são originados dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC desenvolvidos nos cursos de Graduação em Administração da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia ministrados na UFPB.

 
Biblios (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
As submissões de artigos estão suspensas, a revista BIBLOS está sendo reestruturada.

 
Brazilian Journal of Information Science (Universidade Estadual Paulista - UNESP. Faculdade de Filosofia e Ciencias (FFC), Departamento de Ciência da Informação)
Este periódico é bilíngue (português-inglês). Para alterar o idioma dos artigos, basta selecionar o idioma desejado no campo “Idioma” localizado no lado direito da página principal.

 
Ciberlegenda (Universidade Federal Fluminense – UFF)
Voltada para os estudos e pesquisas em Mídia, Comunicação e áreas afins. A última edição foi publicada em 2008.

 
Ciência da Informação (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT)

 
Comunicção & Informação (Universidade Federal de Goiás - UFG)
Publica artigos relacionados a Comunicação e Ciência da Informação.

  
Datagramazero
Revista disponível apenas no meio eletrônico.

 
Educação Temática Digital - ETD (Universidade Estadual de São Paulo - UNICAMP)
Durante os anos de 1999 até 2001 este periódico chamava-se "Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins". O periódico publica artigos nas seguintes áreas: Biblioteconomia & Ciência da Informação; Cidadania & Movimentos Sociais; Diferenças e Subjetividades; Educação, Comunicação & Tecnologia; Educação & Arte; Educação & Saúde; Educação Visual, Linguagens Visuais e Arte; Ensino de Psicologia & Psicologia Educacional; Escola & Diversidade; Estudos Piagetianos & Psicologia Genética; Filosofia da Educação; Gerontologia; Gestão Educacional; História da Educação; Instituição Escolar e Organizações Familiares; Leitura & Alfabetização; Planejamento Educacional.

 
Em Questão (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)
Esta revista substitui a Revista de Biblioteconomia & Comunicação, publicada no período de 1986-2000, v.1-8.

 
Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
Prazos para edição publicada no primeiro semestre: Recebe originais - até 15 de novembro do ano anterior e os publica até o dia 25 de maio. Edição publicada no segundo semestre: Recebe originais - até 15 de junho e os publica até o dia 15 de outubro.

 
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação (Universidade de São Paulo - USP. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP) http://revistas.ffclrp.usp.br/incid/index

 
Inclusão Social
Assuntos tratados: ações, programas, projetos, estudos e pesquisas voltados à problemática da inclusão dos cidadãos na sociedade da informação.

 
Informação & Informação (Universidade Estadual de Londrina - UEL)
Até 2002 foi publicada no formato impresso e, a partir do volume 9 (2003), encontra-se exclusivamente no formato eletrônico. Todos os números estão disponíveis online.

 
Informação & Sociedade: Estudos (Universidade Federal da Paraíba - UFPB)
Os prazos para submissão de artigos são: revista a ser publicada em abril: de 15 setembro à 15 dezembro; revista a ser publicada em agosto: de 15 janeiro à 15 abril; revista a ser publicada em dezembro: de 15 maio à 15 agosto.

 
Intexto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)
Artigos voltados para a área de Comunicação e Informação.

 
JISTEM: Journal of Information Systems and Technology Management = Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (Universidade de São Paulo - USP. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade)
Sua linha editorial privilegia a Tecnologia de Informação do ponto de vista do gestor, usuário e conhecedor das tecnologias, bem como, seu papel na sociedade. Artigos em inglês.

 
Liinc em Revista (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT)
Os números do periódico focam a reflexão crítica sobre informação, conhecimento e desenvolvimento, ante as transformações no mundo contemporâneo.

 
Morpheus - Revista Eletrônica em Ciências Humanas (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO)
http://www.unirio.br/morpheusonline/index.htm
Linhas de pesquisa deste periódico - Informação, Conhecimento e Sociedade; Teorias da Cultura; Educação e Comunicação. Última edição é de 2008.

 
Perspectivas em Ciência da Informação (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG)
De 1972 a 1995 seu título era "Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG". Os números desta revista referentes aos anos de 1972 até 1995 estão disponíveis no seguinte endereço: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/reb/

 
Perspectivas em Gestão & Conhecimento (Universidade Federal da Paraíba - UFPB)

   
PontodeAcesso (Universidade Federal da Bahia - UFBA)
Publica artigos das seguintes temáticas: Gestão da Informação e do Conhecimento; Inteligência Competitiva; Letramento Informacional; Produção, Tratamento e Difusão da Informação e do Conhecimento; Sistemas e Redes de Informação; Políticas e Estratégias de Informação; Teorias da Informação; Biblioteconomia; Arquivologia; Bancos de Dados; Comunicação da Informação Científica; Propriedade Intelectual; Tecnologias da Informação; Sociedade da Informação e do Conhecimento; Economia da Informação; Informação, Poder, Democracia e Cidadania; Periódicos Científicos; Imagem e Processo de Geração de Conhecimento; Linguagem Subliminar e Geração de Conhecimento.

 
Revista ACB (Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB)
Normalmente, o primeiro número do ano é publicado no Dia do Bibliotecário (12 de março). Já o segundo número é publicado entre outubro e dezembro no Painel Biblioteconomia em Santa Catarina (organizado pela ACB), ou na Semana Nacional da Biblioteca e do Livro. Publica artigos das seguintes temáticas: Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivística e Documentação.

 
Revista de Biblioteconomia de Brasília (publicada em parceria da Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal - ABDF e Universidade de Brasília - UNB)
http://bibliotecasfespsp.blogspot.com.br/p/servicos.html
Todos os números estão disponíveis na biblioteca da FESPSP.

 
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação - RBBD (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - FEBAB)
Visitando o site http://www.febab.org.br/ e acessar: Publicações FEBAB - AACR2 > Números anteriores, podemos acessar os números anteriores (até o ano de 1987).

 
Revista Digital do CRB8

 
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - RBDCI (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP)

 
Revista Documentação & Memória
Assuntos tratados: arquivologia, biblioteconomia, história e museologia.

 
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (Universidade de Brasília - UnB)
Última edição publicada em julho de 2008.

 
Revista PerCursos (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED)

 
São Paulo em Perspectiva (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE)
As edições são temáticas os assuntos de cada edição são escolhidos pelo Conselho Editorial. Seu objetivo é debater os grandes temas sociais e econômicos de relevância para o Brasil.

 
Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ANCIB)

 
Transinformação (Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP)
Apenas os números a partir de 2002 estão online.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e