Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril, 2011

Biblioteca nos quadrinhos

Com eficácia comprovada cientificamente, a chamada Arte Sequencial , explorada nas Histórias em Quadrinhos ( HQs ), utiliza-se de uma metodologia de comunicação, com informações em linguagem escrita e imagética, capaz de atingir simultaneamente nossos dois hemisférios cerebrais. Um dos expoentes de nossa área, o bibliotecário Waldomiro Vergueiro, confere a importância das HQs para o desenvolvimento da Ciência e Educação através dos seus mais de vinte anos de pesquisas sobre o assunto. Acreditando no poder dessa mídia, a Monitoria Científica FaBCI-FESP convida você a se divertir com as tiras cômicas da seção “Biblioteca nos Quadrinhos” e aprender um pouco mais sobre essa divertida área do conhecimento. Confira o acervo na barra lateral do blog!

Iniciação Científica FESPSP 2011

A FESPSP tem disponibilizado nos últimos dois anos bolsas para o desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica . Em conversa recente com a professora Carla Diéguez, responsável pelo Núcleo de Pesquisas em Ciências Sociais , entendemos melhor como funciona o processo seletivo. Veja os depoimentos dos alunos que participaram dessa empreitada nos últimos e seja você também um pesquisador PIBIC !

Visitas ao Museu Afro Brasil

Os alunos do 7º semestre da FaBCI realizaram no último mês de março uma visita técnica ao Museu Afro Brasil , como cumprimento de atividade complementar para a disciplina de Ação Cultural da professora Tânia Callegaro. No próximo dia 7 é a vez da professora Andréia Gonçalves levar a sua turma. Veja os depoimentos, fotos e trabalhos realizados pelos alunos que já passaram por lá neste ano!

Trabalhos Temáticos FaBCI-FESPSP

Algumas das atividades práticas do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação são constituídas pelos Trabalhos Temáticos . Estes, consistem em pesquisas semestrais, definidas pelo conjunto dos professores de cada semestre, as quais permitem encaminhar o desenvolvimento processual do perfil de pesquisador do aluno. Os trabalhos temáticos são realizados em grupo e individualmente, contribuindo para o desenvolvimento de uma característica importante da pesquisa do nosso tempo, bastante valorizada pelos órgãos de fomento: o trabalho em equipe. Confira os trabalhos que já foram realizados e prepare-se para os próximos!

BiblioFilmes Festival

Está iniciado o 4º volume do BiblioFilmes Festival , um festival de cinema e vídeo de curtas-metragens baseadas em livros e bibliotecas. Ou seja, para filmes e vídeos que sejam inspirados ou baseados em livros, bibliotecas, literatura, personagens literárias, gêneros literários, títulos/situações/citações/aventuras/relações descritas em livros ou na promoção da leitura.

Exposição e venda de livros

Nos dias 11 e 12 de abril haverá a exposição e venda de livros na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, no hall de entrada da FESPSP. Veja o cartaz e aproveite!

XIII EREBD Sul

A Universidade Estadual de Londrina ( UEL ) tem a honra de sediar o Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação da Região Sul ( XIII EREBD Sul ), que ocorrerá no período de 21 a 24 de abril de 2011. O evento é parte das comemorações dos 40 anos da UEL e terá como temática central “Os ambientes de aprendizagem e a questão da memória”. Nesse sentido, construiremos espaços que visem promover a troca de experiências entre estudantes e profissionais da área de informação, possibilitando a difusão do conhecimento e o compartilhamento de experiências inovadoras. Veja como participar!

Palestras de apoio ao desenvolvimento dos TCCs

Nas duas últimas semanas, os alunos do 7º semestre do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação assistiram a duas palestras com conteúdo de apoio ao desenvolvimento dos TCCs. A convite da Professora Maria Ignês Carlos Magno, a Professora e Coordenadora da FaBCI Valéria Valls e a Gerente de Informação da FESPSP Rosa Maria Beretta, trouxeram aos formandos os temas de linhas de pesquisa e fontes em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Confira o conteúdo da palestra “Fontes e recursos de informação em Biblioteconomia e Ciência da Informação” ministrada pela Rosa Maria e conheça diversos meios para enriquecer suas pesquisas!