Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2021

PEC #emcasa - Competência em Informação em bibliotecas: por onde começar?

    O curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação realizará uma conversa sobre “Competência em Informação em bibliotecas: por onde começar?”, com a presença de Camila Araújo dos Santos, coordenadora do Grupo de Trabalho Competência em Informação - CoInfo da FEBAB, e mediação de Valéria Valls, coordenadora do curso. O encontro acontece dia 28 de maio, a partir das 17h30.⠀ Faça a sua inscrição aqui para receber o link da transmissão no dia do PEC. O evento conta com emissão de certificado.

Ciclo de conversas. Documentaristas, um olhar sobre o real

  Série de encontros com documentaristas brasileiros é realizada pelo Espaço Cultural da Sociologia e Política - Escola de Humanidades. Durante quatro sábados, acontecerá o ciclo de conversas “Documentaristas, um olhar sobre o real”, com documentaristas brasileiros que dirigiram, produziram e experimentaram esse gênero do audiovisual que marcou a história das produções nacionais.  A proposta do evento é discutir a experiência deles com o formato e seus caminhos no retrato da nossa sociedade, em uma conversa com a universidade, possibilitando um repertório que inspire e que aproxime o audiovisual como uma ferramenta da linguagem, para além da escrita. Já estão confirmadas as presenças dos documentaristas Sérgio Muniz, Jorge Bodanzky, Ugo Giorgetti, Rubend Rewald e Jean Claude Bernardet. Os eventos são realizados via canal da FESPSP . Assine o canal para não perder nada!

Prosas de catalogação - Catalogação de filmes: uma visão prática

   No último dia 26/04, a FESPSP em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação (GEPCat) inaugurou a série de eventos denominada PROSAS DE CATALOGAÇÃO. Os eventos visam debater temas da área de catalogação descritiva temática relacionados aos estudos e práticas de catalogação. A primeira edição das Prosas contou com a presença da Bibliotecária Marina Macambyra (ECA/USP) que falou sobre a catalogação de filmes a partir de uma perspectiva da prática. A professora Isabel Ayres Maringelli realizou a mediação deste evento. Caso você não tenha acompanhado, clique aqui e confira a gravação. Se você gosta da temática, acompanhe os próximos eventos no canal do GEPCat e também visite o site .

Visita externa na disciplina de Informatização de Serviços de Informação

  No dia 10 de maio, a turma do 5º semestre recebeu na disciplina “Informatização de Serviços de Informação”, ministrada pelo Prof. Wanderson Scapechi,  a bibliotecária Carla Floriana Martins, diretora técnica e sócia da Praxis Softwares Gerenciais. Na ocasião, ela apresentou para os alunos do matutino e do noturno as funcionalidades do i10 Bibliotecas, que é um software web de gestão acervos premiado internacionalmente. Além disso, ele possui interface amigável que permite a interação/interatividade dos sistemas com os usuários/interagentes finais. Para conhecer mais sobre o software e a empresa, visite o site .

Série: TCC's que viraram artigos

  A produção de artigos científicos oriundos de trabalhos de conclusão de curso da FaBCI passou a ser uma tradição nos últimos anos. Pensando nisso, a super equipe da biblioteca (sob o incentivo e apoio do bibliotecário Ederson) produziu alguns posts destacando esta produção acadêmica que levou a pesquisa da FaBCI para fora dos muros da instituição. Hoje vamos ler o texto produzido pela Tatiana Sambinelli. Partindo do princípio da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, nosso ex-discente e atual docente Wellington Ferreira Rodrigues, sob orientação da Profa. Dra. Valéria Martin Valls, apresenta em seu trabalho de conclusão de curso "Ações de fomento à pesquisa científica na FABCI/FESPSP: panorama do período de 2008 a 2010" um importante levantamento dos projetos, produções e programas desenvolvidos pela instituição, bem como seus assertivos resultados durante o triênio. Utilizando como metodologia não apenas o levantamento bibliográfico, mas consulta à documentos interno

Série: Estágio remoto em tempos de pandemia - parte 2

  No último boletim, iniciamos a série sobre estágio remoto. Nesta semana vamos trazer a segunda parte desta série. Vale lembrar que a FaBCI possui um Banco de Talentos que fizemos especialmente para conhecer vocês e ajudar na busca de uma vaga bacana de estágio e, claro, que tenha o seu perfil de interesse. Ao final do preenchimento, por favor inclua o seu currículo atualizado. Link para o Banco de Talentos . Agora, voltando à pandemia, temos presenciado uma necessidade de readequação em todos os setores da sociedade, seja nos simples afazeres do dia a dia, como também na forma da execução dos trabalhos, tanto por parte das empresas, quanto de seus colaboradores. Em razão da determinação do afastamento social, foram sugeridas inúmeras medidas de segurança e saúde pelas autoridades. Por intermédio da MP nº 927/2020, foi disponibilizado o teletrabalho, que também se confunde por home office ou trabalho remoto. Contudo, embora a nomenclatura nos leve a classificar todos os termos como se