Durante essa semana
tivemos as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso da FaBCI e a aluna
Isabel Figueiredo, próxima Monitora Científica e já colaboradora da Monitoria,
nos enviou um relato a respeito de alguns dos trabalhos que assistiu, confira!
━ Capacitação em Serviços de Informação: o papel do
desenvolvimento humano
Aluna: Roselene Mariane de Medeiros
Orientadora: Valéria Valls
Banca: Adriana Abrãao e Adriana de Souza
A aluna utilizou os
materiais produzidos pela professora Regina Celia Batista Belluzzo como
fundamentação teórica para defender a importância do investimento na capacitação
dos colaboradores por parte do empregador. Defendendo um ponto de vista mais
humanitário quando se fala em formação. A professora Adriana Abrãao que
ministra a disciplina de Administração no 2º semestre destacou a importância da
educação continuada e o enfoque apresentado pela aluna nas escolas de
administração, além da escolha por um tema (ainda) pouco discutido nos cursos
de biblioteconomia.
A contribuição dos centros de memória para a
implantação da gestão do conhecimento
Aluno: Fernando Galante Silva
Orientador: Valéria Valls
Banca: Simone Fernandes e Maria Rosa Crespo
Fernando começou sua apresentação comentando sobre o quão importância de
realizar visitas técnicas em diferentes centros de memória (CM), para que o
profissional possa colher ideias, conhecer espaços e formas de apresentação do
material, já que não há fórmulas prontas para a montagem de um CM.
Como teóricos utilizados durante
sua pesquisa podemos destacar Pierre Levy, Marta Valentim e Heloísa Bellotto.
Além de apresentar um panorama dos centros de memória existentes na
cidade de São Paulo o aluno apresentou também de forma resumida os dados de
três centros de memória visitados e que serviram de base para a pesquisa de
campo.
O aluno foi incentivado pela professora Simone a continuar seus estudos
sobre CM e que até mesmo a publicar um artigo científico sobre o tema.
A gestão do conhecimento aplicada ao projeto da
monitoria científica FaBCI/FESPSP: repositório digital de acesso aberto Omeka
Aluna: Magali Machado de Almeida
Orientador: Francisco Lopes
Banca: Henrique Ferreira e Valéria Valls
Magali apresentou um projeto de repositório para gestão do conhecimento,
baseado em sua experiência como Monitora Científica (2013), ela fez um estudo
comparativo de dois softwares: Dispace e Omeka. Através dos teóricos Nonaka e
Takeuchi, Marta Valentim e Lígia Café, tudo isso combinado com seu olhar
profundo sobre a Monitoria Científica ela traz um projeto de Gestão do
Conhecimento aplicável à nossa realidade.
Todas
as fotos são de Autoria da FESPSP Comunica e podem ser conferidas essas e
muitas outras na página do facebook: https://www.facebook.com/fespsp.comunica
Comentários
Postar um comentário