Pular para o conteúdo principal

Série: Estágio remoto em tempos de pandemia - parte 1


 Olá pessoal!

Nós da Coordenação de Estágio Supervisionado (CES) da FaBCI – FESPSP gostaríamos de compartilhar com vocês alguns relatos de nossos estudantes sobre o estágio em tempos de pandemia. Vem curtir essa matéria!

Para você que é novo na FaBCI (e aos veteranos também), não deixem de preencher o Banco de Talentos que fizemos especialmente para conhecer vocês e ajudar na busca de uma vaga bacana de estágio e, claro, que tenha o seu perfil de interesse. Ao final do preenchimento, por favor inclua o seu currículo atualizado.

Link para o Banco de Talentos.

Agora, voltando à pandemia, temos presenciado uma necessidade de readequação em todos os setores da sociedade, seja nos simples afazeres do dia a dia, como também na forma da execução dos trabalhos, tanto por parte das empresas, quanto de seus colaboradores. Em razão da determinação do afastamento social, foram sugeridas inúmeras medidas de segurança e saúde pelas autoridades. Por intermédio da MP nº 927/2020, foi disponibilizado o teletrabalho, que também se confunde por home office ou trabalho remoto. Contudo, embora a nomenclatura nos leve a classificar todos os termos como se fossem um só, há diferenças pontuais para quem trabalha em home office e para quem realiza o teletrabalho.

O QUE É TELETRABALHO?

O teletrabalho hoje está regulamentado pela Lei 13.467/17, no Capítulo II-A, do artigo 75-B, o qual dispõe que:

“(…) a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo (…)”
O QUE É TRABALHO REMOTO OU HOME OFFICE?

Esta modalidade de trabalho ainda não está regulamentada por Lei, o que causa uma grande confusão. 

O trabalho home office é caracterizado pelo exercício das atividades em casa, em dias determinados, ou seja, o colaborador tanto pode trabalhar no espaço físico da empresa, quanto fora dele.

Nesta modalidade de trabalho, ainda que o colaborador não necessariamente compareça na empresa, há o controle de jornada, o qual poderá convencionar qual a melhor forma de fiscalizar a jornada realizada.

A seguir vamos apresentar um pequeno "bate papo" sobre os seus estágios.

Heloisa Lopes Barbosa - 3º semestre

 

Rosto de mulher visto de perto

Descrição gerada automaticamente

 

CES: ONDE ATUA
HLB: Atuo em uma startup (Sinapse) que presta serviços financeiros (CFO as Service), para pequenas e médias empresas. Ainda é uma empresa pequena, que está crescendo aos poucos, mas, vindo com uma experiência empresarial de médio/grande porte, dá para notar grandes diferenças no ambiente de trabalho. Todo mundo sabe o nome de todo mundo (e por mais bobo que pareça, já faz grande diferença), você percebe que não é tratado como mais um número e há muita liberdade para a atuação (com isso digo que, você faz o trabalho da sua forma, sem algo já pré-moldado). Eu atuo com tecnologia, mas ainda tem uma pegada de Biblioteconomia.

CES: TRABALHO REMOTO
HLB: Desde setembro de 2020 (quando comecei o estágio) estamos em homeoffice, tentamos retornar esse ano, indo pelo menos nos dias de reunião semanal, mas por conta do aumento de casos na pandemia, voltamos a ficar 100% remoto.

CES: ATIVIDADES DESEMPENHADAS
HLB: Reuniões com clientes, desenvolvimento de documentos, reunião de squad (equipes por setores, por ex.: time de produtos), aplicação de organização de informações dentro do negócio dos clientes, auditoria de arquivos, suporte para algumas questões pontuais dentro das questões do cliente, modelagem de processos, etc.

CES: VANTAGENS E DESVANTAGENS
HLB: Vantagens: Há muito mais tempo para descanso, sem precisar enfrentar transporte público lotado, mais economia de dinheiro.
Desvantagem: muitas distrações, a distância social, são coisas que acabam afetando a produtividade. 

CES: TRABALHO PRESENCIAL, REMOTO ou HÍBRIDO?
HLB: Híbrido seria ideal, num mundo sem pandemia, com pelo menos um dia de trabalho remoto, pois estar em convivência com os colegas de trabalho, em minha opinião, colabora mais para a produtividade.

CES: CARGA HORÁRIA DE TRABALHO
HLB: A carga horária é bem flexível, eu mantenho meu horário acordado no contrato apenas quando eu tenho reunião, mas sempre cumpro as seis horas diárias do estágio. Geralmente é na base da confiança, mas todo mundo cumpre com a sua responsabilidade, também há um quadro de tarefas (Monday), onde é possível verificar quanto tempo foi gasto num projeto e dentro do horário de trabalho há diversas reuniões rolando, o que assegura um pouco nessa questão da verificação do cumprimento da carga horária.

Gostou desta postagem? Comente e interaja nas redes sociais da Monitoria!

Em breve, serão divulgados mais dois relatos.

Até lá! ;-)

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação