Pular para o conteúdo principal

MC Traduções - 13 motivos pelos quais as bibliotecas nos mantêm unidos

A nossa querida ex-monitora Marina Chagas felizmente continuará aqui colaborando com a MC e  com essa coluna deliciosa que é a MC Traduções.

Dessa vez, leiam a tradução de um artigo publicado originalmente pela Tiffany King, escritora. 

O texto abaixo foi editado, e o link da tradução completa e do texto original são fornecidos mais abaixo.


13 motivos pelos quais as bibliotecas nos mantêm unidos
Tiffany King, autora de Eat at Home Tonight, argumenta por que as bibliotecas são relevantes e, mais principalmente, sua importância.
POR TIFFANY KING
Traduzido por Marina Chagas Oliveira
Link original: https://www.readitforward.com/authors/13-reasons-why-libraries-are-important/?fbclid=IwAR2hqNFaGWjChOKc0l2bqxSMeeQxp_lZ0bXrDrCnWbiC1iL1M0Nm6vIu-5o


Imagem: Johann Knox
-->

A biblioteca tem sido um dos meus lugares favoritos no mundo desde que me sentei de pernas cruzadas no chão, passando páginas e páginas de livros ilustrados no departamento infantil da Biblioteca Morrison-Reeves. Meu sonho de escrever um livro nasceu na biblioteca. Outro dia, alguém compartilhou comigo que sua biblioteca havia encomendado meu livro de receitas, Eat at Home Tonight , e fiquei tão empolgada em saber que ele terá espaço na estante da biblioteca!

Não são apenas os livros da biblioteca que foram importantes em minha vida, mas o próprio lugar tem significado para mim. Eu conheci vários dos meus bons amigos pela primeira vez na biblioteca. Meus filhos conheceram pessoas interessantes e aprenderam sobre todos os tipos de assuntos através de programas de bibliotecas. Durante a programação de verão, meus filhos e seus amigos puderam ver de perto os pássaros selvagens, confeccionar papel manualmente, fazer tie-dye e muito mais. As bibliotecas oferecem um local para as comunidades se reunirem e crescerem.

Em essência, as bibliotecas estão realmente nos mantendo unidos de maneiras que costumamos dar como garantidas.

1. Bibliotecas são prédios físicos reais onde podemos encontrar pessoas reais cara-a-cara, e segurar livros em nossas mãos. Como vamos à biblioteca com frequência, muitas vezes vemos as mesmas pessoas, permitindo que as amizades cresçam.

2. Bibliotecários e frequentadores de bibliotecas fazem mais para promover o amor pela leitura do que qualquer outro grupo de pessoas. Mais crianças se apaixonam por livros e ideias em bibliotecas do que em qualquer outro lugar do mundo. Os livros trazem simultaneamente conforto, segurança, aventura e franqueza para crianças e adultos.

3. Você pode aprender quase tudo por meio da biblioteca. De cursos de informática a acesso ao Lynda.com, a aulas de língua estrangeira e nacional, sua biblioteca local oferece muito para a comunidade.

4. Divertir-se não é difícil quando você tem um cartão de biblioteca. (Bônus para você se souber que o personagem que disse isso está em um livro ilustrado. *)


6. Em nenhum outro lugar da vida você é encorajado a pegar o máximo que puder, mas você pode sair da biblioteca sobrecarregado por sacolas de livros cheias, ou lutando para enxergar onde vai por causa da torre de livros equilibrados em seus braços. Este é o melhor tipo de indulgência.

7. Programas de biblioteca, como a hora da história, os clubes do livro, as aulas e mais, promovem amizades verdadeiras entre as pessoas. Os programas Book Buddies para adultos em casa e programas comunitários em casas de repouso e de assistência, trazem benefícios de biblioteca (e conexão humana) para aqueles que não podem mais sair.

8. Como não há nenhuma obrigação de comprar ou armazenar os livros, os usuários da biblioteca estão livres para explorar qualquer assunto ou autor que os agrade. É improvável que eu compre um livro sobre cultivo de cogumelos ou arte moderna ou como construir um deck, mas ficaria feliz em ler sobre isso na biblioteca.

9. O sistema Decimal de Dewey traz uma ordem ao mundo que nos inspira a também ordenar nossas vidas. Ok, talvez seja um exagero, mas há algo adorável em categorizar todos os tópicos do mundo em um sistema nitidamente numerado.

10. A seção de biografias é cheia de lições de vida que podemos aplicar, tanto sobre o que fazer, como o que não fazer para alcançar sucesso e felicidade.


12. Assinar o seu nome para o seu primeiro cartão de biblioteca é o primeiro rito de passagem em ser um membro ativo da sociedade.

13. As bibliotecas armazenam história, artefatos e memoria local, além de serem um recurso para as atividades da comunidade.
 
As bibliotecas são as heroínas desconhecidas de nossas comunidades. Todo mundo que faz parte da criação de bibliotecas também está tornando o mundo um lugar melhor. Carregue com você (e use) seu cartão de biblioteca com orgulho!

 * Arthur, da série de Marc Brown
-->

-->

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e