Pular para o conteúdo principal

#PorqueEscolhiBiblio - Com: Claudia Souza

Nossa coluna de hoje tem um depoimento especial. A quase bibliotecária Claudia Souza (já está com um pezinho lá!) estudou na UNIRIO e acompanha nossa MC lá no Rio de Janeiro e é administradora do blog Bibliotecária em Construção.

Ela nos enviou esse lindo relato cheio de carinho e vocês podem ler agora tudo o que ela tem a dizer. À Claudia desejamos muito sucesso e uma ótima colação de grau. ;-)



Olá! Eu sou Claudia Souza, carioca, formanda do Bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Hoje vou contar um pouquinho sobre como escolhi a Biblioteconomia. Concluí a graduação em novembro, com a defesa da minha monografia, e estou prestes a colar grau.

Esta é a minha segunda graduação. Sou Arquivista, formada pelo bacharelado em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense – UFF.
Trabalhei na área desde os estágios, em empresas públicas, privadas, mas desde a primeira graduação identifiquei a necessidade de ter a dupla formação Arquivologia – Biblioteconomia. Na primeira graduação cursei algumas disciplinas de biblioteconomia, dentre elas, uma ministrada pela profa. Nanci Nóbrega, que me mostrou um outro olhar da biblioteconomia, aquela que transcende a técnica.

Certa de que para um futuro próximo eu necessitaria da segunda graduação, me inscrevi no bacharelado da UFF, em 2009.2, por meio de revinculação institucional.
Comecei os primeiros passos em busca da nova formação.
Por motivos profissionais, me ausentei da graduação durante dois anos para fazer uma especialização em Gestão Empresarial e Sistemas de Informação pela UFF, para atender uma demanda na empresa que atuava. Ao retornar à biblioteconomia, não me senti a vontade de continuar de onde eu parei.  

Foi quando decidi por sair da UFF, fazer o ENEM e ingressar no primeiro semestre de 2014 na UNIRIO. Muitos me perguntam: Para quê mudar, se você já estava com o currículo bem adiantado na outra universidade? Simplesmente entendi que não concluiria a graduação, por vários contextos ali estabelecidos. E lá fui eu novamente... em 13 de fevereiro de 2014, me matriculei no bacharelado noturno na UNIRIO e fui estudar disciplinas com os veteranos, pois cursei algumas disciplinas de biblio e elas seriam isentas ao longo da minha nova jornada.

O recomeçar me deu a tão famosa “injeção de ânimo”, para poder enfrentar uma nova graduação. Foram cinco anos de aprendizado, amizade, colaboração, crescimento (pessoal, profissional) e de muita luta também. Nesta segunda jornada, eu pude ousar e fazer coisas que não fiz na primeira graduação: participar de eventos – acadêmicos, profissionais, nacionais e até internacionais (Quem diria?!). Ousei escrever e apresentar um artigo acadêmico em um congresso em Sergipe, o Erebd Norte/Norteste, em janeiro de 2015. Trabalho aprovado, fui apresentar (com receio, pois tudo era novo!).... e não é que encontrei amigos pesquisando a mesma temática? E ao final, sem saber, meu artigo foi premiado com um segundo lugar na Categoria Gestão do Conhecimento.

Foram inúmeros eventos: Erebds, Enebs, CBBD, SNBU, Integrar, SIEB, FIEB, e outros. Fui monitora de uma disciplina de Organização e Administração de Bibliotecas. (Que felicidade!). Fui monitora das disciplinas: história do livro e das bibliotecas, Planejamento de Preservação de acervos bibliográficos, além de ter participado do projeto de extensão sobre Competência em Informação.

Eu já disse que gosto de gestão? Meu eixo de estudo e pesquisa na UNIRIO foi: Gestão da Informação em Organizações. E por isso, tive a oportunidade de escrever e publicar artigos com amigos discentes, professores e até um capítulo de livro. (alguns sonhos realizados). Obrigada a todos!

Para consolidar minha identidade profissional, voltada para biblioteconomia, no dia 12 de março de 2016, lancei o meu blog: Bibliotecária em Construção, que tinha o objetivo de mostrar a biblioteconomia pelo olhar do discente. E muita coisa aconteceu depois disso. Novas amizades, mudança de plataforma, mudança do perfil de publicações e agora o desafio maior: criar uma identidade para o blog, redefinir a sua missão.

Digo sempre que a biblioteconomia foi um presente na minha vida. Por meio dela conheci lugares, pessoas, autores, professores de várias instituições, novas atuações e fez com que eu me reinventasse, como pessoa e principalmente, como futura bibliotecária. Me proporcionou um olhar mais humano, voltado para o social, para o coletivo.

Porque escolhi biblio? Simplesmente ela me escolheu. Estou aqui, disposta a trabalhar em prol das bibliotecas, do livro, da leitura, seja em bibliotecas, empresas, centro de informação e afins.

Aprendi na UNIRIO que a biblioteconomia salva vidas, e ela me salvou!

Em tempo: Minha colação de grau será no dia 05 de abril de 2019. A partir desta data, enfim, serei BIBLIOTECÁRIA.

Foto: Arquivo pessoal

-->

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação