segunda-feira, maio 24, 2010

Palestra sobre acervos filmográficos

No dia 19 de maio de 2010, foi realizada no Museu da Imagem e do Som - MIS a palestra "Gestão de acervos filmográficos" com Maria Fernanda Curado Coelho que atua há mais de 30 anos no setor de restauro da Cinemateca Brasileira.
A palestra fez parte da Semana Nacional de Museus e abordou os seguintes conceitos presentes na gestão deste tipo de acervo: Reunir, Documentar, Conservar e Difundir. Foi falado sobre a ética do profissional que atua neste segmento e o seu compromisso com a preservação da coleção e obra dos autores, além da importância de atitudes preventivas para não acelerar o processo de degradação dos objetos deste tipo de acervo.

Foram divulgadas muitas informações técnicas sobre a evolução dos formatos utilizados pela industria cinematográfica e outras informações relacionadas a composição física dos rolos e fitas durante os anos 50, 60, 70, 90, até os dias atuais.

Ao final da apresentação os ouvintes perguntaram sobre cursos voltados para a capacitação de profissionais que desejam atuar nesta área. A palestrante respondeu dizendo que no Brasil não existem muitos cursos voltados para este tema, o que ela recomenda é muito estudo e pesquisa sobre o assunto e a participação em estágios voluntários. Citou também que a Cinemateca Brasileira possui um programa para receber estagiários voluntários, neste programa o escolhido recebe treinamento e se caso executar um bom trabalho pode ser chamado quando houver oportunidades em novos projetos envolvendo a conservação de acervos.

Vejam algumas fotos que consegui tirar da apresentação.

Início
 













Rolos deteriorados


Diversas formas de deteriorização



Nenhum comentário:

Postar um comentário