domingo, agosto 15, 2010

Programa de Tutoria Voluntária da FESPSP - Tutora da FaBCI

No início do ano, a FESPSP criou o Programa de Tutoria Voluntária - PTV, onde alunos do 3º ao 8º semestres e ex-alunos dos cursos de graduação dos três cursos da FESPSP puderam participar. Segundo as diretrizes do PTV, o objetivo desta ação é: auxiliar alunos necessitados, evitar os riscos de desorganização do percurso escolar, contribuir para a construção de um projeto de aprendizagem do aluno no curso e de potencializar a sua realização.

Nesta primeira edição do PTV, a ex-aluna Maria Rosa Crespo ocupará o cargo de Tutora da FaBCI.
Rosa já participou do Programa Institucional de Iniciação Científica da FESPSP (2008-2009) e também apresentou o trabalho: "A Promoção do conhecimento em uma empresa de engenharia consultiva: integrando biblioteca, acervo técnico e documentação" durante o I Seminário de Iniciação Científica da FESPSP.

Eu e Maria Rosa conversamos, via email, e ela me escreveu sobre o seu interesse em participar do PTV e de suas expectativas com o cargo de Tutor:

Monitor - Por que se interessou em participar do Programa de Tutoria Voluntária da FESPSP?


Rosa - Primeiro porque achei o programa interessante e inovador. Nunca tinha ouvido falar de uma faculdade que tivesse a preocupação de ajudar os alunos que tivessem algum grau de dificuldade em se integrar. Depois, porque na época em que fui estudante do primeiro semestre fiquei com muitas perguntas sem resposta, ou sem alguém com quem conversar de uma forma mais ampla e amigável. Mas tem também uma parte pessoal, já que desejo ser docente do ensino superior e acredito que esta experiência vai se muito enriquecedora para mim, e vou aprender muito no convívio com os alunos.

Monitor - Quais as suas expectativas com relação a Tutoria?

Rosa - Espero poder me tornar uma amiga do aluno que venha procurar o serviço, poder encaminhar suas dificuldades, esclarecer pontos de interrogação e da minha parte, aprender a lidar com as questões de aprendizado e vivência dos alunos no dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário