Pular para o conteúdo principal

Visita Biblioteca São Paulo

Isabel Figueiredo é uma das colaboradoras da Monitoria Científica, sendo responsável pelo gerenciamento da divulgação de noticias e atividades da Monitoria no Facebook. Aluna do 1º semestre de Biblioteconomia, ela fez um relato a respeito de sua visita a Biblioteca São Paulo.



Uma visita ao mundo mágico da Biblioteca São Paulo

Fomos recepcionados pela bibliotecária Deise, que nos orientou durante a visita.
Guardamos as bolsas e fizemos o cadastro de sócio (usuário) que nos dá direito a utilizar os computadores e realizar empréstimos domiciliares.
Os espaços são amplos, iluminados, confortáveis e muito coloridos, o que remete a uma biblioteca jovem e receptiva. Sem falar na equipe, que foi muito atenciosa desde a recepção até o final da visita.
Conhecemos os espaços externos, nos foi explicada a organização e divisão do acervo, falamos um pouco também sobre a estrutura do prédio. Há uma divisão por idade e tipo de material: no piso térreo há o acervo infantil, infanto-juvenil e juvenil e no piso superior o acervo destinado aos adultos, em ambos os pisos existem espaços para leitura, acesso à internet e aos filmes disponibilizados na biblioteca; no andar superior existe a sala apelidada de “+18”, onde estão disponibilizados materiais com conteúdo mais pesado e a área “+60” onde todo o ambiente é pensado para o púbico com idade mais avança, com lupas e abajures para facilitar a leitura.
Em seu acervo, além dos materiais corriqueiros (livros, gibis e DVDs) são disponibilizados materiais em Braille, áudios-livro e livros falados, além de uma brinquedoteca com livros de tecido e livros musicais.
Um dos setores que mais despertou interesse da turma do matutino foi sem dúvida a área de acessibilidade do piso superior, onde tivemos contato com uma tecnologia pensada para pessoas com deficiência visual e motora. Um espaço constituído por “leitores autônomos” que transformam o texto escrito em arquivos de áudio, através da digitalização ou fotografia das páginas e que através de um software permite que pessoas com dificuldade para leitura possam ter acesso a materiais que ainda não estão disponíveis, seja em formatos de áudio e até mesmo Braille. Neste espaço também existem computadores com software para leitura de páginas de internet, o que auxilia pessoas com deficiência visual, computadores com teclados e mouses especialmente pensados para as pessoas com baixa visão, ampliador de caracteres para facilitar a leitura e um aparelho chamado “termofusor”, que cria imagens e textos em relevo através do papel cabonado.
Um dos pontos importantes é multidisciplinaridade da equipe que trabalha na Biblioteca São Paulo, que é composta não só por bibliotecários, mas também, por jornalistas, designs entre outros profissionais que ajudam a repensar essa visão de biblioteca pública.
Nossa visita a BSP terminou no auditório, onde ouvimos um pouco sobre os eventos que a biblioteca oferece.
Foi uma excelente oportunidade de conhecer uma biblioteca que apesar de pública tem características próprias e um grande acervo disponibilizado ao público com necessidades especiais.

Para saber um pouco mais sobre a Biblioteca São Paulo e sua acessibilidade:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e