domingo, dezembro 14, 2014

Apresentação da Semana de TCC’s FabCI (Noturno)

Durante essa semana tivemos as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso da FaBCI e a aluna Isabel Figueiredo, próxima Monitora Científica e já colaboradora da Monitoria, nos enviou um relato a respeito de alguns dos trabalhos que assistiu, confira!

━ Capacitação em Serviços de Informação: o papel do desenvolvimento humano
Aluna: Roselene Mariane de Medeiros
Orientadora: Valéria Valls
Banca: Adriana Abrãao e Adriana de Souza
A aluna utilizou os materiais produzidos pela professora Regina Celia Batista Belluzzo como fundamentação teórica para defender a importância do investimento na capacitação dos colaboradores por parte do empregador. Defendendo um ponto de vista mais humanitário quando se fala em formação. A professora Adriana Abrãao que ministra a disciplina de Administração no 2º semestre destacou a importância da educação continuada e o enfoque apresentado pela aluna nas escolas de administração, além da escolha por um tema (ainda) pouco discutido nos cursos de biblioteconomia.


A contribuição dos centros de memória para a implantação da gestão do conhecimento
Aluno: Fernando Galante Silva
Orientador: Valéria Valls
Banca: Simone Fernandes e Maria Rosa Crespo
Fernando começou sua apresentação comentando sobre o quão importância de realizar visitas técnicas em diferentes centros de memória (CM), para que o profissional possa colher ideias, conhecer espaços e formas de apresentação do material, já que não há fórmulas prontas para a montagem de um CM.
 Como teóricos utilizados durante sua pesquisa podemos destacar Pierre Levy, Marta Valentim e Heloísa Bellotto.
Além de apresentar um panorama dos centros de memória existentes na cidade de São Paulo o aluno apresentou também de forma resumida os dados de três centros de memória visitados e que serviram de base para a pesquisa de campo.
O aluno foi incentivado pela professora Simone a continuar seus estudos sobre CM e que até mesmo a publicar um artigo científico sobre o tema.



A gestão do conhecimento aplicada ao projeto da monitoria científica FaBCI/FESPSP: repositório digital de acesso aberto Omeka
Aluna: Magali Machado de Almeida
Orientador: Francisco Lopes
Banca: Henrique Ferreira e Valéria Valls
Magali apresentou um projeto de repositório para gestão do conhecimento, baseado em sua experiência como Monitora Científica (2013), ela fez um estudo comparativo de dois softwares: Dispace e Omeka. Através dos teóricos Nonaka e Takeuchi, Marta Valentim e Lígia Café, tudo isso combinado com seu olhar profundo sobre a Monitoria Científica ela traz um projeto de Gestão do Conhecimento aplicável à nossa realidade.


Todas as fotos são de Autoria da FESPSP Comunica e podem ser conferidas essas e muitas outras na página do facebook: https://www.facebook.com/fespsp.comunica

Nenhum comentário:

Postar um comentário