domingo, fevereiro 21, 2016

Recepção aos alunos ingressantes e retorno do Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes

Banner com a programação da Semana de Integração


 Por: Thiago Asperti

O ano letivo de 2016 começou com uma agradável surpresa para os alunos de Biblioteconomia: o retorno das atividades do Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes, desativado desde 2013.

Os alunos do terceiro semestre sentiram falta de um centro acadêmico que representasse os estudantes, portanto eles se reuniram para reativar o C.A. do Borba. As eleições foram marcadas para a Semana do Bibliotecário, no mês de março, porém os alunos envolvidos já começaram a se movimentar a fim de divulgar a importância de um centro acadêmico do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Unidos também pelo desejo de promover a união dos estudantes da FaBCI e propiciar boas vindas, eles optaram por realizar uma recepção aos recém-chegados.

Marcela Camasmie e Thiago Asperti apresentando os Centros Acadêmicos de Sociologia e Biblioteconomia

"Decidimos fazer uma recepção diferente, trocamos o trote por uma gincana na biblioteca da FESPSP".

No auditório, após a fala do diretor acadêmico, Aldo Fornazieri, o aluno Thiago Asperti deu as boas vindas aos calouros em nome do CA e de todos os alunos da FESPSP, apresentou o cronograma da semana de integração e, junto aos alunos Maria Vitória e Regiane Melo, do período matutino, Gabriel Justino, Julia Alves e Patrícia de Almeida, do período noturno, levou os calouros por um tour pela a FESPSP que culminou na Biblioteca, local escolhido para realizarem a gincana (caça ao tesouro). Os calouros foram divididos em equipes e receberam uma pista que levava a um livro que continha outra pista e assim por diante. As equipes tinham que desvendar de que livro as pistas falavam para chegar a próxima pista. Com isso, o objetivo do caça-tesouro era fazer com que os alunos ingressantes entrassem em contato com termos do mundo da Biblioteconomia e pudessem se divertir, interagir e aprender um pouco. A equipe vencedora foi presenteada com camisetas da FEBAB e abridor de garrafas do C.A. do Borba.

Tour pela FESPSP no período matutino

Após a gincana, os alunos foram levados até o Centro Acadêmico para conhecer o espaço e bater um papo com os veteranos. O intuito, com a recepção, era fazer com que os calouros se sentissem bem vindos e compreendessem que o C.A. não existem sem a participação ativa do corpo estudantil.

"A experiência foi maravilhosa, o retorno dos calouros foi positivo, alguns já mostraram interessem em fazer parte do Centro Acadêmico”.

Monitoria Científica, membros do C.A., da Biblioteca da FESPSP e alunos ingressantes do período matutino

2 comentários: