domingo, dezembro 11, 2016

Coluna: Música e Livros, por Bruno de Carvalho

Música e Livros é uma coluna escrita por Bruno Carvalho, ex-aluno de Biblioteconomia da FESPSP, que fala a respeito de bandas e o que elas leem, mostrando como música e livros tem tudo a ver!
O entrevistado da vez é Loro Jones, ex membro da banda Capital Inicial.

Loro Jones

1) Quando você decidiu seguir o caminho da música?

Sou carioca, nascido na antiga Guanabara, nascido em 1961. Quando fui crescendo e entendendo mais as coisas do lado da família da minha mãe todos meus tios eram músicos, e meu avô também além de ser artesão e construir seus próprios instrumentos, meu avô nasceu em Cabo Verde. Com tudo isso que vivi com meus tios a música era genética, fui pegando os instrumentos e tocando, sou autodidata.


2) Durante a década de 80, quando tocou na Blix 64 vocês tinham músicas inspiradas em livros? E quando tocou no Capital Inicial?

Na época da sinceramente não me lembro. O Capital Inicial sou fundador com o Fê lemos baterista, indiretamente tem umas frases ou outra de livros nas letras do Capital.


3) Como conheceu a Turma da Colina?

Éramos todos moleques na fundação de Brasília, todos vizinhos e estudávamos basicamente na mesma escola, um ou outro não.


4) Quais são seus projetos futuros em relação a música?

Já está em andamento, um CD solo, o meu primeiro.


5) Quais as melhores lembranças de Brasília? 

Minha infância, quando comecei a namorar, a tocar, a faltar aulas para tocar guitarra, o movimento do Rock etc…


6) Em relação ao livro que lançará no ano que vem , ele será autobiográfico, entrevistas, de memórias da década de 80?


O livro está sendo escrito pela sobrinha do Jorge Amado, Inae Amado, falarei de tudo, não e uma biografia, e um relato das minhas experiências na vida, as boas e as ruins. Minhas referências literárias são:

Mário Quintana
Poeminho do Contra
Todos esses que aí estãoAtravancando o meu caminho,Eles passarão…Eu passarinho!

Cora Coralina
Goiânia, 10 de abril de 1985 dia da morte da Cora Coralina eu estava fazendo show no iate clube de Brasília quem nos alertou foi Briquet Lemos para que pedíssemos um minuto de silencio.

Fernando Morais
Olga - lançada em 1985 e reeditada em 1994, narra a trajetória trágica de Olga Benário, recrutada pelo governo soviético para dar proteção ao líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes, com quem viveria um romance antes de ser presa e deportada pelo governo Vargas e morta na Alemanha nazista. Escreveu a biografia do Fidel Castro e foi levado a um lugar no deserto com olhos vedados para encontrar Kadaff que queria que ele escrevesse sua biografia, assim ele disse no Jô Soares, e o medo de disser não e não sobreviver.

Jorge Amado
Verdadeiros sucessos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Tereza Batista Cansada de Guerra foram criações suas.

Bukowski

Sejam vocês mesmos. Buscar a felicidade e nunca esquecer do caráter, é fundamental.

8 comentários:

  1. Grande Loro, musico impar, ser humano simples e que tem uma história incrivel, curti muito os poucos momentos vividos com ele em Curitiba, quando se tornou meu vizinho. Foi ótimo conhecer ele e Marilia, amizade pro resto da vida, guardada a sete chaves!

    ResponderExcluir
  2. O mais bacana desse cara é fidelidade. Nunca conheci um cara tão fiel a si mesmo, isso faz dele uma pessoa extremamente original e autêntica. Graças a essa personalidade dele começei a cantar. Eduardo de Moraes (Finis Africae)

    ResponderExcluir
  3. Loro aquele amigo tão amigo que até me presenteou colocando o meu sobrenome numa música dele(Linda e Calculista)...valeu Loro!!!

    ResponderExcluir
  4. A música nacional aguarda a entrada de Loro, em carreira solo! Num cenário meio pobre, com certeza sua contribuição vai elevar nossa musicalidade!

    ResponderExcluir
  5. Uma das personalidades mais sensacionais que conheci um ser humano diferente um se humano diferente Fuiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  6. Lorinho, era assim que chamávamos esse gigante da música, sucesso sempre meu AMIGO!

    ResponderExcluir