terça-feira, dezembro 06, 2016

Especial Seminário FESPSP 2016: parte 4


A quarta e última parte do especial sobre o Seminário FESPSP “Cidades Conectadas: os desafios sociais na era das redes”, conta com os relatos do professor Wanderson Scapechi e do aluno Leonardo Ragacini sobre os minicursos.

Vamos conferir?


Minicurso: Mediação de leitura na biblioteca: possibilidades e desafios
Professor Wanderson Scapechi
Amanda Leal de Oliveira

No dia 17 de outubro realizamos o minicurso: “Mediação de leitura na biblioteca: possibilidades e desafios”, no Seminário FESPSP 2016: “Cidades Conectadas: os desafios sociais na era das redes”. Inicialmente, apresentamos um breve histórico sobre a prática de mediação de leitura e, posteriormente, sobre quais instituições e fatores podem nos levar a ser (ou não) leitores. O grupo pôde trocar muitas experiências e realizar um exercício de escolha de livros e mediação de leitura, o que foi bastante rico e estimulante.

O minicurso contou com cerca de 15 participantes, entre alunos e ex-alunos do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP e da comunidade externa.


Minicurso: Indexação de Charges e Cartuns
Leonardo Ragacini

Hoje (20/10) tivemos a parte final do mini curso de Indexação de Charges e Cartuns com o professor e mestre em Ciência da Informação Thulio Pereira Dias Gomes no laboratório da FESPSP.

Na primeira parte do curso ministrado no dia 18/10 (terça-feira) tivemos toda questão semântica da origem das palavras Charge, Cartum e Caricatura. Durante sua pesquisa Thulio nos mostrou as questões existem por trás das origens dessas palavras que nasceram nos Estados Unidos, na França e na Itália. Durante sua pesquisa ele investigou o significado das mesmas em dicionários e vocabulários, nas línguas de origem, e com base nisso  elaborou um mapa conceitual que nós apresentou durante o curso e deixa claro os pontos de divergência e comum das três palavras.

Na primeira parte ele nos mostrou o trajeto acadêmico que traçou até o doutorado, que esta em andamento na USP, um caminho permeado por questões relacionadas ao universo das Charges, Cartuns e Caricaturas.

Na segunda parte do curso realizado hoje 20/10 (quinta-feira) tivemos mais questões técnicas sobre como indexar esse material com base em uma planilha onde abordamos as questões que vão desde o aspecto conceitual até a história e o sarcasmo do criador da obra e suas questões de contexto e temporalidade.

Um curso muito rico, mesmo com pouco tempo, que merecia uma carga horária maior dentro de um PEC ou mesmo uma palestra, pois existe um vasto material que, pelo pouco tempo, não foi comtemplado.

A satisfação de todos os participantes ao final e o gosto de quero foi um consenso e a habilidade do professor de didática e abertura para exposição dos nossos questionamentos tornaram o mini curso muito atrativo e mesmo com a chuva estavam quase todos os inscritos presentes.

Como os materiais visuais acabam pouco comtemplados durante as aulas de indexação e resumo por conta de todo conteúdo que precisamos estudar seria muito interessante trazer para aula mais convidados como o professor Thulio, pois sabemos que mercado de indexação de imagens é bem grande.



Gostaram? A Monitoria Científica agradece a todos que participaram desse especial com suas contribuições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário