domingo, outubro 02, 2011

Aluna da FaBCI participa de evento do SIBi-USP

A aluna Marina Oréfice do 2º semestre noturno assistiu à palestra “As bibliotecas da USP e o acesso universal ao conhecimento” na USP. Conversamos com ela sobre o evento. Confira como foi!

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi-USP) completa 30 anos de existência e realiza um fórum de debates sobre suas bibliotecas. No último dia 26, aconteceu a palestra “As bibliotecas da USP e o acesso universal ao conhecimento” e a aluna Marina Oréfice do 2º semestre noturno participou e nos contou como foi:
No fórum realizado nesta segunda-feira, aconteceram quatro palestras e um debate ao final do evento. A primeira palestra foi com Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes, que falou sobre “Alguns benefícios ou riscos do acesso universal ao conhecimento. O segundo palestrante, Prof. Dr. Abel Packer, tratou da “Experiência do Scielo no Brasil e na América Latina frente ao acesso aberto do conteúdo científico”. Já o Prof. Dr. Sigmar de Mello Rode, terceiro palestrante da tarde, falou sobre “Ética do acesso universal ao conhecimento”. O Prof. Dr. Ewout ter Haar, encerrou a série de palestras do dia, com o tema “Novas tecnologias e tradições antigas para o ensino e extensão da USP”. Ao final de todas as palestras houve um debate a respeito dos temas tratados.
Em minha opinião, as palestras foram curtas e com conteúdo bem enxuto. Na palestra do Prof. Dr. Flávio Fava (ex-reitor da USP), achei bem relevante as considerações sobre fraudes científicas, que inclusive, são consideradas como crimes. Ele relatou um caso de uma fraude intencional, onde um autor apresentou um falso trabalho a fim de testar a seriedade de um periódico. Seu trabalho foi aceito, e ele provou que em muitos casos, os editores científicos não comprovam a veracidade dos trabalhos apresentados.
O prof. Dr. Abel Packer falou sobre o acesso aberto no Scielo, que atualmente disponibiliza acesso gratuito a 800 periódicos. Uma explanação do Prof. que me chamou atenção foi que a versão impressa dos periódicos é um subproduto da versão online, que é mais completa e oferece outros serviços.
E finalmente, na palestra do Prof.Dr. Sigmar, ele comentou sobre a interferência de empresas privadas nas pesquisas acadêmicas. Atualmente, empresas privadas estão participando dos conselhos acadêmicos, e com isso interferem nas escolhas dos temas a serem estudados e pesquisados que devem estar de acordo com suas áreas de atuação.
O evento foi transmitido ao vivo pelo IPTV USP e a palestra pode ser acessada através do link: http://www.iptv.usp.br/portal/InfosEvento.do?_EntityIdentifierEvento=usp05f3ESejsyYa6yRquW8TA-YmNdBO2ZDx0fs-vIsb_Ew.

Notícia enviada por Marina Oréfice, 
Aluna do 2º semestre da FaBCI.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário