Pular para o conteúdo principal

Monitora Científica participa do Biblio.lab na USP

A Monitora Científica FaBCI-FESPSP, Roberta Gravina, participou do Biblio.lab ocorrido durante a VI Semana de Biblioteconomia da ECA-USP. Veja como foi!
Por Filipe Gabriel do Prado, Monitor Científico Voluntário

Conforme noticiamos nos últimos Boletins Informativos, o ex-aluno da FaBCI e Monitor Científico em 2010 Wellington Ferreira Rodrigues, iria se apresentar no Biblio.lab da Semana de Biblioteconomia da ECA-USP deste ano.


Por motivo de saúde o Wellington não pôde comparecer e devido ao tema da apresentação, cujo título é "Relato de experiência: o primeiro ano da Monitoria Científica FaBCI-FESPSP", foi substituído pela monitora desse ano.


A Monitora Cientifica de 2011, Roberta Gravina aceitou apresentar a palestra em caráter de comunicação oral de 20 minutos de duração, a convite do Wellington e que ele como palestrante oficial foi quem fez o levantamento e o roteiro da apresentação.


A Roberta nos contou como foi sua participação no evento:
A participação em eventos já é gratificante, que dirá um evento externo, onde podemos mostrar o que estamos realizando na FaBCI para nossos colegas de outras faculdades. A Semana de Biblioteconomia da ECA-USP já se configura enquanto um importante evento de nossa área e deve ser gratificado, principalmente, por ser inteiramente organizado por alunos. Foi uma ótima oportunidade de trocar experiências e conhecer pessoas novas. O Wellington não pôde ir à USP, mas me contou que assistiu a palestra através do link online e eu espero tê-lo substituído bem.
Alguns alunos da FaBCI estiveram presentes e conversamos com a Carolina Martins Tenório do 8º semestre matutino, que acompanhou a palestra da Monitora Científica e também nos enviou o seu depoimento:
Uma das partes mais interessantes da VI Semana de Biblioteconomia é o Biblio.lab que graduados e graduandos tem a oportunidade de expor suas idéias e trazes novos questionamentos para a nossa área.  Dentre as palestras estava o relato de experiência sobre o primeiro ano da monitoria científica. Inicialmente a palestra seria apresentada pelo monitor do ano passado Wellington que devido alguns problemas não pode comparecer e apesar de ter substituído "as pressas" a monitora atual Roberta Gravina apresentou de maneira clara e bem elucidativa o propósito da Monitoria Científica. Quem não foi ou não pode acompanhar na internet, acho interessante ver essa palestra (assim que estiver disponível no site da IV Semana) para se inteirar sobre os objetivos da Monitoria, o trabalho que o monitor tem e que para que os alunos se interessem e participem. As outras palestras também foram muito interessantes e mostram que o profissional ao mesmo tempo tem que utilizar as novas tecnologias e tem que se preocupar com o social, se envolver mais nos dois âmbitos para uma melhor visibilidade da importância do bibliotecário.
É de grande importância curricular a participação de graduandos em eventos acadêmicos enquanto palestrantes, além da visibilidade frente a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, adquirimos uma experiência única ao apresentar palestras frente ao público, no caso da Semana de Biblioteconomia da USP, acredito que tenha sido uma grande oportunidade para Roberta se apresentar como monitora científica da FESP.


Veja também a cobertura fotográfica do evento no "Biblioteca na câmera"!
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação