domingo, outubro 30, 2011

Monitora Científica participa do Biblio.lab na USP

A Monitora Científica FaBCI-FESPSP, Roberta Gravina, participou do Biblio.lab ocorrido durante a VI Semana de Biblioteconomia da ECA-USP. Veja como foi!
Por Filipe Gabriel do Prado, Monitor Científico Voluntário

Conforme noticiamos nos últimos Boletins Informativos, o ex-aluno da FaBCI e Monitor Científico em 2010 Wellington Ferreira Rodrigues, iria se apresentar no Biblio.lab da Semana de Biblioteconomia da ECA-USP deste ano.


Por motivo de saúde o Wellington não pôde comparecer e devido ao tema da apresentação, cujo título é "Relato de experiência: o primeiro ano da Monitoria Científica FaBCI-FESPSP", foi substituído pela monitora desse ano.


A Monitora Cientifica de 2011, Roberta Gravina aceitou apresentar a palestra em caráter de comunicação oral de 20 minutos de duração, a convite do Wellington e que ele como palestrante oficial foi quem fez o levantamento e o roteiro da apresentação.


A Roberta nos contou como foi sua participação no evento:
A participação em eventos já é gratificante, que dirá um evento externo, onde podemos mostrar o que estamos realizando na FaBCI para nossos colegas de outras faculdades. A Semana de Biblioteconomia da ECA-USP já se configura enquanto um importante evento de nossa área e deve ser gratificado, principalmente, por ser inteiramente organizado por alunos. Foi uma ótima oportunidade de trocar experiências e conhecer pessoas novas. O Wellington não pôde ir à USP, mas me contou que assistiu a palestra através do link online e eu espero tê-lo substituído bem.
Alguns alunos da FaBCI estiveram presentes e conversamos com a Carolina Martins Tenório do 8º semestre matutino, que acompanhou a palestra da Monitora Científica e também nos enviou o seu depoimento:
Uma das partes mais interessantes da VI Semana de Biblioteconomia é o Biblio.lab que graduados e graduandos tem a oportunidade de expor suas idéias e trazes novos questionamentos para a nossa área.  Dentre as palestras estava o relato de experiência sobre o primeiro ano da monitoria científica. Inicialmente a palestra seria apresentada pelo monitor do ano passado Wellington que devido alguns problemas não pode comparecer e apesar de ter substituído "as pressas" a monitora atual Roberta Gravina apresentou de maneira clara e bem elucidativa o propósito da Monitoria Científica. Quem não foi ou não pode acompanhar na internet, acho interessante ver essa palestra (assim que estiver disponível no site da IV Semana) para se inteirar sobre os objetivos da Monitoria, o trabalho que o monitor tem e que para que os alunos se interessem e participem. As outras palestras também foram muito interessantes e mostram que o profissional ao mesmo tempo tem que utilizar as novas tecnologias e tem que se preocupar com o social, se envolver mais nos dois âmbitos para uma melhor visibilidade da importância do bibliotecário.
É de grande importância curricular a participação de graduandos em eventos acadêmicos enquanto palestrantes, além da visibilidade frente a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, adquirimos uma experiência única ao apresentar palestras frente ao público, no caso da Semana de Biblioteconomia da USP, acredito que tenha sido uma grande oportunidade para Roberta se apresentar como monitora científica da FESP.


Veja também a cobertura fotográfica do evento no "Biblioteca na câmera"!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário