quinta-feira, março 15, 2012

Confira o que aconteceu na Semana do Bibliotecário FaBCI 2012

Palestra de Adriana Ferrari
Nos dias 10, 12 e 14 de março ocorreu na FESPSP a Semana do Bibliotecário FaBCI 2012. Leia e saiba como foi a comemoração!


No dia 10 de março ocorreu a abertura do evento com a palestra "A Importância da Biblioteca Pública", com Adriana Ferrari. Na segunda-feira, Dia do Bibliotecário, ocorreram eventos ao longo de todo o dia:  a primeira palestra foi "A atuação do bibliotecário em bibliotecas escolares" com Sônia Aparecida Luiz e logo em seguida,  Julietti de Andrade palestrou com o tema "A atuação do Bibliotecário na Área da Saúde: Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática IOT-HCFMUSP".

No período da tarde, a Profa. Dra. Valéria Valls e Profa. Adriana de Souza palestraram com o tema "Qualidade no Atendimento: atendendo e entendendo o cliente". O dia de celebração foi encerrado com uma apresentação musical promovida pela Biblioteca da FESPSP.

Dia 12 de março ocorreu a palestra de Claudete Aurora da Silva abordando o tema "Atuação do
bibliotecário na área de Segurança da Informação"  e uma apresentação musical promovida pela Biblioteca da FESPSP. 

Dia 14 de março foi o encerramento da festa com uma apresentação musical.


Sidnei Rodrigues, aluno do 3º semestre noturno, diz sobre a palestra de Adriana Ferrari:
Sempre gostei de biblioteca pública, cheguei um pouco atrasado na palestra, já estava começo. A senhora Adriana Ferrari fez uma breve apresentação de carreira e experiências sobre gestão de biblioteca pública.

Mencionou que é a idealizadora da Biblioteca São Paulo, localizada na zona norte de São Paulo. Explicou para futuros bibliotecários que temos possibilidade de construímos uma biblioteca pública de qualidade.

Havendo algumas dificuldades que vamos enfrentar pela frente:

Existem poucos profissionais de arquitetura para as bibliotecas, falta de compromisso de algumas escolas públicas na prática leitura. Todo projeto que for apresentando falto um bibliotecário para “facilitar” sair da burocracia.

Nossa categoria de bibliotecário não sabem importância da uma biblioteca pública na vida das pessoas, tem apenas uma preocupação em “preservação” do acervo em dizer uma termologia que não ajuda na inclusão social. Temos que serem os principais mediadores na disseminação da cultura com parceira de outras atividades relacionada em prol do desenvolvimento humano na sociedade brasileira.

Analise que faço nessa palestra da senhora Adriana Ferrari, vamos enfrentar inúmeras barreiras, dificuldades e principalmente na burocracia. Em colocar em prática nosso projeto utópico: biblioteca pública para todos! Temos fazer uma biblioteca para pessoas que gosta de cultura e ler. Fundamental gosta do ser humano essa jóia mais importante vivencia de nossa história de vida.

Para ver fotos da comemoração, visite o facebook da Monitoria Científica:


http://www.facebook.com/#!/monitoriafabci

Nenhum comentário:

Postar um comentário