Pular para o conteúdo principal

Ademir Takara é o capitão do time de bibliotecários do Museu do Futebol

Dóris, Ademir e Pedro
Os alunos Alex Silva e Jennifer Gonçalves estiveram no Centro de Referência do Futebol e conversaram com Ademir Takara, Pedro Sant’Anna e Dóris Régis, responsáveis pelo acervo e gerenciamento do novo espaço documental de São Paulo. Para quem ama o esporte ludopédico e mesmo quem prefere outros esportes, a visita é obrigatória e encanta em todos os aspectos. Um reflexo de um trabalho dedicado e minucioso de Ademir e sua equipe.


“O que me impressionou foi a paixão do Ademir pelo seu trabalho, enquanto ele me explicava sobre a organização de tudo os olhos dele brilhavam!”, afirma Alex.

Pedro Sant’Anna foi quem aprimorou a base de dados do Centro e o resultado é tão emocionante quanto ver seu time vencer um campeonato. Alex Silva ficou muito surpreso: “A base que eles usam é indescritível! Você pode fazer uma pesquisa mais metódica, ou com óculos, em 3-D, uma experiência incrível, só indo lá para ver!”
Quando Alex e Jennifer entrevistaram Ademir para saberem mais detalhes sobre seu trabalho, o Centro de Referência do Futebol estava sendo inaugurado, com a apresentação oficial da base de dados e a inauguração da biblioteca:

MC: Conte-nos um pouco sobre sua carreira profissional.

ADEMIR: Minha primeira graduação foi em História na USP e minha segunda graduação em Biblioteconomia, também na USP. Fiz alguns trabalhos avulsos até que em 2004 passei no concurso da prefeitura de São Paulo e comecei a trabalhar no Centro Educacional Unificado Quinta do Sul. Durante o processo de implantação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro surgiu a vaga para bibliotecário e me candidatei, pois o meu trabalho de conclusão de curso foi sobre bibliografia de futebol no Brasil. Em novembro completou dois anos que estou no Museu do Futebol e nesse período comecei a organizar a busca de títulos, montar o acervo e a catalogação dos materiais. Hoje, além da inauguração da biblioteca é também a apresentação oficial do banco de dados.

MC:  Havia uma demanda por um centro como este? Quem são os usuários?

ADEMIR: Iremos conhecer os usuários agora, o que temos é uma perspectiva. O futebol tem encontrado muito espaço nas universidades, mapeamos vários grupos de estudos de futebol e o que detectamos, por exemplo, é que só este ano já foram lançados 120 títulos sobre o futebol. O recorde de lançamentos foi em 2010, passou de 240 títulos. Ano de Copa do Mundo é muito propício para lançamentos de livros e desde 2001 só teve um ano em que o número de lançamentos não superou 100 títulos.

MC:  De que consta o acervo?

ADEMIR: Aqui na biblioteca você vai encontrar fisicamente: livros, periódicos (basicamente revistas, pois não temos como guardar jornais devido ao espaço) e DVDs. Temos também em arquivos digitais: artigos científicos, teses, dissertações e alguns outros trabalhos acadêmicos.

MC:  Como o acervo foi organizado?

ADEMIR: Optamos pela CDU porque o fato de poder construir a numeração faz mais sentido no caso do futebol. Abrimos mão tanto da PHA quanto da CUTTER, pois como a ideia é abarcar o maior número de pessoas, então escrever diretamente o nome do autor faz com que chame mais o usuário. Por exemplo, as biografias entraram primeiro pelo biografado porque é a maneira que as pessoas buscam. As pessoas não vêm atrás do livro do Ruy Castro, elas vêm atrás da biografia do Garrincha. E também temos materiais de clubes. Ficamos em dúvida sobre como organizar todos os livros do São Paulo, por exemplo. O legal é você deixar tudo junto, por isso abriu-se mão da PHA e da CUTTER.

MC: Quais os planos para o ano que vem, com a Copa do Mundo aqui no no Brasil?

ADEMIR: Temos muitos projetos, porém isso é com outro departamento, o que posso antecipar é que a próxima exposição temporária é Futebol de Papel. A ideia é juntar desde postais, selos, cartas, até outros materiais inusitados que relacione futebol com o papel. A exposição já está sendo produzida, a perspectiva é para final de outubro ou começo de novembro. (nota: a exposição já está funcionando, veja detalhes aqui)

Equipe do Centro de Referência do Museu do Futebol: Ademir Takara; Dóris Régis; Pedro Sant’Anna

Video:


http://www.espn.com.br/video/361892_centro-de-referencia-do-futebol-brasileiro





Alex Silva e Jennifer Gonçalves são alunos do quarto semestre noturno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação