Tênis, esmaltes, cervejas, carros e games são produtos que vêm sendo explorados pela tecnologia de Realidade
Aumentada (RA, ou Augmented Reality) desde 2009, quando surgiram as primeiras
campanhas publicitárias. A RA é eficiente para trazer mais conexão entre o
consumidor e a marca por meio de dispositivos de interação que vão direto ao
emocional.
A estratégia tem vasta aplicação por causar reações imediatas. Uma
agência alemã, por exemplo, aplicou a RA em uma campanha contra a violência
doméstica a partir de fotos de modelos em revistas (ver abaixo).
Como essa tecnologia poderia
ser aplicada aos serviços e produtos de uma unidade de informação?
Para investigar essa possibilidade, pesquisadores em Ciência da
Informação têm apresentado este e
outros desafios de aplicação das TICs de
última geração a favor do usuário. Na Bibliotech, feira de tecnonologia para
bibliotecas organizada na UDESC, a realidade aumentada foi a grande atração
entre as propostas apresentadas pelos alunos de mestrado em Gestão de Unidades
de Informação. Jorge do Prado, mestrando do curso, relata o impacto de uma
iniciativa como essa:
![]() |
Jorge do Prado |
“A Bibliotech foi uma feira organizada pelos mestrandos em Gestão de
Unidades de Informação da UDESC e foi fruto de uma série de seminários
apresentados durante a disciplina de Tecnologias da Informação e da
Comunicação, dos professores Jordan Juliani e Divino Ribeiro Jr. O objetivo foi
aliar a teoria apresentada nestes seminários junto da prática que uma feira
pode proporcionar, além de também divulgar estas tendências que podem ser
utilizadas nas unidades de informação.
Os temas tratados foram mídias sociais, QRcodes, realidade
aumentada, produção colaborativa de conteúdo, holograma, repositórios digitais,
digitalização e livros eletrônicos. Da avaliação que era feita pelos visitantes
da feira, o produto que teve mais destaque foi a realidade aumentada, que
trazia informação digital para interação no mundo real.
A Bibliotech começou dentro das mídias e ainda continua, pois agora
pretendemos colocar outros materiais e o e-book com capítulos produzidos pelos
mestrandos sobre estes e outros temas que ficaram somente nos seminários. Com a
boa avaliação e repercussão da feira, para ano que vem pretendemos algo ainda
maior.”
Saiba mais acessando a página do evento: www.facebook.com/feirabibliotech
Conheça algumas aplicações de RA na promoção de marcas e produtos:
Teste todas as cores de uma coleção de esmalte sem abrir nenhum
deles.
Maybeline
O aplicativo de realidade aumentada da Maybeline, testado em algumas
lojas de Nova York em 2012, gerava uma pré-visualização de mais de 40 cores de
esmaltes para as consumidoras - sem um pote de esmalte aberto.
Se chocolate já é bom, com amor é melhor ainda!
Lacta
Na Grécia, existe o hábito de enviar cartas de amor em embalagens de
barras de chocolate. A campanha criada pela Lacta adaptou a ideia e permitiu
que aos consumidores enviar cartas de amor virtuais recebidas em forma de
mensagens de texto. A criação é da Olgivy em 2011.
Contra a violência doméstica e os estereótipos de beleza da mídia
brand.david
Entidades sem fins lucrativos também usam eficazmente campanhas de
realidade aumentada. A agência alemã brand.david pediu às pessoas para
fotografar a imagem de uma modelo em uma revista com seu iPhone. A ideia era
mostrar como as evidências de abuso doméstico podem ficar escondidas.
Veja mais videos
com campanhas interessantes usando RA.
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