segunda-feira, março 30, 2015

Semana do bibliotecário FESPSP - Parte II

Entre os dias 09 e 13 de março a FaBCI-FESPSP realizou palestras com temas diferenciados em comemoração ao dia do bibliotecário que foi comemorado no dia 12 deste mês. Se você não pode assistir alguma palestra não se preocupe... a Monitoria vai lhe contar tudo que aconteceu por lá...

Na segunda-feira (09/03) pela manhã, a FESPSP recebeu Alexandre Miyazato, da Cinemateca Brasileiraque palestrou sobre a "Preservação da Informação Cinematográfica: a atuação do bibliotecário na Cinemateca Brasileira".  A aluna Nathalia Pereira, do 3º semestre matutino, fez um relato para a Monitoria Cientifica que pode ser conferido aqui.

Vera Stefanov


Abrindo os trabalhos no período noturno, contamos com a presença da presidente do Sindicato dos Bibliotecários no Estado de São Paulo (Sinbiesp), Vera Stefanov que apresentou o tema "O bibliotecário como empreendedor", com enfase no perfil do profissional empreendedor e quais são os quesitos legais para que o profissional da informação possa atuar como consultor.





Na terça-feira (10/03) foi a vez dos alunos ingressantes apresentarem suas pesquisas sobre o "Bibliotecário Nota 10", que é um trabalho coordenado pela professora. Maria Rosa Crespo na disciplina "Tipologia de Serviços da Informação". Em comemoração dos 75 anos do curso de Biblioteconomia da FESPSP, todos os "biografados" desta edição foram alunos / funcionários da instituição. O belíssimo trabalho de pesquisa dos alunos, trouxe à tona nomes importantes para o cenário biblioteconômico brasileiro, o que é muito importante principalmente no inicio da graduação que permite que nossos novos alunos tenham contato com profissionais de peso e que desenvolveram (ou desenvolvem) pesquisas significativas em nossa área.
Este ano a relação de biografados foi composta por:

MATUTINO
Abner Lellis Correa Vicentini
Regina Fazioli
Antonio Gabriel
Carmen Arruda Botelho
Dinah Población Aguiar
Elisa Campos Machado
Ernesto Manoel Zink
Noemia Lentino




NOTURNO
Heloisa de Almeida Prado
Ivone Tálamo
Laura Russo
Lenira de Arruda Camargo Fraccaroli
Maria Antonieta Ferraz
Osvaldo Almeida Junior
Maria Luisa Monteiro Da Cunha

Marta Valentim




Apresentações do período matutino

Apresentações do período matutino e noturno


Cristina Gonzalez






No dia 11/03 (quarta-feira) ocorreram duas palestras bem interessantes: no período da manhã contamos com a presença da Cristina Gonzalez, presidente da Comissão Brasileira de Direitos Autorais e Arquivo Aberto da FEBAB, com o tema "Direito autoral", que apresentou um pouco do histórico e a importância da preservação dos direitos autorais, tendo em vista que o bibliotecário estará sempre em contato com este tema em seu dia.






A diretora do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, Sueli Nemen Rocha apresentou a palestra "As bibliotecas públicas na cidade de São Paulo" no período noturno

Sueli Nemen Rocha


Mesa de discussão sobre biblioteca escolar
Na quinta-feira foi dia de conversar sobre a "Lei 12.244/2010 - A biblioteca escolar em debate" com os representantes do CRB-8Francisco Lopes Aguiar (docente da FESPSP), Ana Claudia MartinsIlsom Lourenço e Gisele Monguilod Tutuy, todos egressos da FESPSP. 






 Dra. Elisa Machado


No período noturno houve a palestra da Dra. Elisa Machado, docente do Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, que teve como tema "Como garantir a presença das Bibliotecas públicas na pauta de políticas culturais no Brasil?" 













A palestra "A Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa Lobos: referências para o trabalho do SISEB", aconteceu na sexta-feira de manhã, e foi apresentada pela Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e da Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria de CulturaAdriana Cybele Ferrari e pela Diretora das bibliotecas Parque da Juventude e Parque Villa Lobos, Sueli Regina Marcondes Motta.

Encerrando a semana, a bibliotecária formada pela USP Michelli Sasaki apresentou sua experiência com UX - User Experience (experiência do usuário em português) e deu dicas importantes para os bibliotecários que pretendem ingressar na área, que ainda não é muito popular entre os profissionais de ciência da informação.


Com o auditório bem cheio Michelli explicou um pouco sobre a interação ser humano-computador e a importância da levar em conta as experiência do usuário como os aspectos afetivos, experienciais, na construção de vocabulários controlados e indexação de material para a internet.







Nenhum comentário:

Postar um comentário