O projeto da Bibliotecária Grazielli Moraes, intitulado "Adote um livro e transforme-se", nasceu ainda na graduação, nas aulas de "Projetos culturais" do terceiro ano, ministradas pela professora Tânia Callegaro. A ideia surgiu com a intenção de possibilitar às pessoas mais "carentes" o acesso à leitura e aos livros (tendo em vista que o custo dos livros ainda são altos no Brasil). Arrecadando pequenas doações com os colegas de classe e depois expandindo para outras pessoas o projeto foi tomando forma, hoje o projeto já visitou bairros como Itaquera, São Mateus, Vila Guilhermina, Perus e Grajaú. Com uma equipe de voluntários e alguns parceiros como a Saraiva e a Porto Seguro, o projeto leva informação e alegria as comunidades que necessitam.
![]() |
Equipe que realiza o projeto |
Clique aqui e assista a matéria completa realizada pelo SPTV - 1ª edição
O diferencial do projeto é que além de doar livros, os autores são convidados para tardes de autógrafos e há também apresentações culturais/artística nas edições.
![]() |
6ª edição realizada na Estação CPTM Grajaú |
Ficou interessado e que contribuir de alguma forma? Acesse o site do projeto e a página no Facebook.
Grazielli Moraes é bibliotecária, formada pela FESPSP, da responsável pela coluna "Onde estão os bibliotecários formados pela FESPSP" Monitoria Científica e idealizadora do projeto "Adote um livro", além de defender arduamente a causa das bibliotecas comunitárias... ela deixou um recado para nosso alunos e leitores:
"Minha atuação em projetos e bibliotecas comunitárias, se dão unicamente de forma voluntária, e isso me agrega um valor enorme, afinal além de colocar em prática o conhecimento adquirido na faculdade, acabo trocando conhecimento com as pessoas que lido. O importante é que independente da área de atuação que você deseje trilhar, faça com amor e carinho, e mais, com dedicação, comprometimento e ética, dessa forma, você será um Bibliotecário Nota 10!".
Comentários
Postar um comentário