quarta-feira, dezembro 12, 2018

#PorqueEscolhiBiblio - Com: Ingrid Passos

A Ingrid Passos apresentou o TCC dela essa semana, e agora é uma verdadeira bibliotecária! Parabéns, Ingrid! Que seja uma jornada de muito sucesso!


#PorqueEscolhiBiblio



Para que tudo faça sentido, preciso contar parte da história da minha vida. E eu adoro isso. Então, senta na cadeira que lá vem textão! Hahahaha, brincadeira. Tentarei ser breve.

Desde muito nova eu apresentava comportamentos de me preocupar com o bem-estar das pessoas que me cercam. Com o sonho de mudar o mundo, pensava em estudar milhões de coisas: Letras, Artes visuais, Biologia, Ciências Sociais, Comunicação... Bem de humanas desde criança, sim hahahaha. Minha primeira opção de graduação foi Psicologia. Depois de várias caminhadas nessa vida percebi que todos os cursos que eu procurava fazer (sejam eles formais ou não) tinham esse viés de satisfazer alguma necessidade ou expectativa do próximo.

Profissionalmente, meu primeiro contato com biblioteconomia foi lá em 2014, trabalhando em uma instituição religiosa. Entre minhas atividades estava: cuidar da biblioteca. Catalogar os livros, cuidar dos empréstimos e devolução. Apesar de gostar do que fazia, na época eu estava mega focada em Psicologia e nem imaginava que existia uma área de estudo para que tudo aquilo funcionasse de forma lógica.

No ano seguinte trabalhei em com higienização e digitalização de documentos históricos e percebi que as atividades que eu desenvolvia me eram muito mais atrativas do que as oportunidades que Psicologia poderia me oferecer naquele momento. Fui no nosso querido Google pesquisar "áreas que estudam documentação". Depois de xeretadas em diferentes sites, conheci o curso Técnico em Biblioteconomia da ETEC. Meus olhos brilhavam lendo as descrições do curso e propostas das disciplinas. Comecei o curso no segundo semestre de 2015. Lá, os professores apresentaram a FESPSP. Não deu outra: em 2016 estava eu na FESPSP no período da manhã mergulhando na Biblioteconomia e Ciência da Informação e, no período da noite finalizando as introduções práticas e conceituais na ETEC Parque da Juventude. Sinto que não escolhi biblio, mas a biblio me escolheu. E eu vim! Hahahahah

A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário