Pular para o conteúdo principal

Professor Ivan Russeff fala sobre os Trabalhos Temáticos na FaBCI

No dia 15/09/2010, o Professor Ivan Russeff falou sobre os Trabalhos Temáticos desenvolvidos nos últimos anos na FaBCI/FESPSP.

As respostas foram colhidas pela Roberta Amaral (6º semestre matutino).

1- Em quais anos os Trabalhos Temáticos são desenvolvidos na graduação em Biblioteconomia? E durante estes anos quais as temáticas ou obras foram utilizadas?

A ideia é que todos os anos de todos os cursos utilizem os trabalhos temáticos, mas ainda estamos em fase de adaptação. Atualmente, na Biblioteconomia apenas os primeiros anos participam deste projeto que analisa uma obra literária brasileira por semestre. Vale salientar que três pontos constituem o foco principal do projeto. São eles leitura, discussão e trabalho. Esse é também o método de avaliação onde os alunos são instigados a discutir em sala as leituras realizadas e confeccionar um artigo sobre suas percepções. Acredito que apesar do mote literário o projeto é totalmente interdisciplinar porque abrange a compreensão humanística dos alunos, envolvendo não só o exercício da reflexão como também a melhora na postura e na escrita dos mesmos, o que interfere diretamente na qualidade dos TCC’s a serem produzidos por tais turmas. A ideia dos trabalhos temáticos veio do curso de Sociologia e atualmente os dois cursos estão trabalhando com o mesmo livro. Iniciados no ano de 2009 na FaBCI já foram trabalhados os seguintes livros: “Olhai os lírios do campo”, “A hora da estrela”, “Fogo morto” e agora o objeto de estudo é “Os ratos”.

2- Como é realizado o processo de escolha das obras ou temáticas dos trabalhos? Outros professores do semestre participam deste processo?

Uma reunião geral é marcada e espera-se a presença do maior número de docentes que podem sugerir e votar em obras indicadas por outros colegas. De tais reuniões saem os livros que serão lidos durante o próximo semestre letivo. Percebeu-se também que os alunos que já passaram por tal metodologia de trabalho no primeiro semestre podem oferecer sugestões para o segundo, pois geralmente já apresentam maturidade e conhecimento de causa.

3- Com o passar dos anos, é perceptível a melhoria no desenvolvimento dos trabalhos temáticos realizados por uma mesma turma? Já que este trabalho é realizado no primeiro e segundo semestres do curso.

Sim. Os pontos onde são percebidas tais melhoras são na organização e exposição das ideias, maior clareza para a escolha dos temas dos demais trabalhos e também melhora na argumentação dos alunos que passaram pelo projeto.

4- Após a conclusão destes trabalhos os alunos que hoje estão cursando outros semestres já o procuraram apresentando idéias ou até mesmo projetos que possam ser desenvolvidos no PIBIC da FESPSP ou para serem apresentados em eventos acadêmicos?

Por enquanto não, mas ficou a ideia de conversar com os alunos de maneira mais específica a fim de focar tais trabalhos diretamente em tais eventos como a Iniciação Científica da FESPSP.

Comentários

  1. Para mim foi muito importante o trabalho temático.Me fez conhecer sobre um assunto que desconhecia.Eu e minha amiga,Thalita nos envolvemos muito para escrever sobre o Cangaço e adoramos relacionar toda aquela informação aos persongens do livro Fogo Morto.
    Ela como historiadora se aprofundou realmente no tema.
    Foi muito prazeroso ,apesar de cansativo.
    Valeu Obrigado pela escolha professor.

    ResponderExcluir
  2. Isso só agrega valor a quem quer "matar" o tempo.
    É algo desnecessário. Tenho coisas mais importantes a fazer e não tenho tempo pra tal futilidade.
    Projetos de pesquisas na área do curso rendem muito mais que pesquisas literárias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mund...

MC 2017: parte 2 – Estamos de Volta!

E foi dada a largada para mais um semestre, e com ele a MC retorna à suas atividades com o intuito de continuar cobrindo todos os eventos internos e externos da nossa área, divulgar a produção científica e cotidiano da comunidade FaBCI bem como apresentar seus componentes: docentes, discentes, egressos e demais colaboradores da FESPSP. Sejam todos bem-vindos e que seja um semestre de muitas conquistas. Como sempre fazemos, segue novamente o convite para que você que ainda não participou da Monitoria Científica, venha colaborar nos escrevendo ou gravando um vídeo para a coluna/série que se identificar, ou mesmo compartilhando algum talento, relato de evento ou opinião sobre temas relacionados com nossa área. Aos que já participaram, as portas continuam sempre abertas. Além de ter sua contribuição marcada na história da MC, ainda pode contabilizar horas complementares. Para participar, é só entrar em contato através do email monitorcientificofabci@gmail.com Fi...

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação ...