Pular para o conteúdo principal

Visita a Biblioteca Parque Espanha - Impressões

Por Léscia Jatobá

No dia 21 de setembro de 2010, fui para a Colômbia a fim de participar de um congresso de jovens universitários da ONG (Movimento Estudantil e Profissional de Terapia Integral – MET-SP) internacional da qual paço parte. Este congresso aconteceu de 24 a 26 de setembro; fim de congresso – que se realizou um pouco afastado da cidade de Cali –, fomos conhecer a cidade de Medellín e passar os últimos dias da viagem explorando a cidade.

Nossa primeira visita – e a melhor de todas – foi no Parque Biblioteca España! Que biblioteca linda! A mesma fica localizada no alto de um morro no meio de uma enorme favela – mas não era uma favela como as que temos aqui no Brasil; é uma favela limpa, organizada, que mais parece um bairro de periferia. Para chegar lá, precisamos tomar o Metrô e logo depois fazer baldeação com o Metrocable (Medellín é a única cidade da Colômbia que possui metrô e, também tem algo em comum com nossos metrôs – são as bibliotecas no metrô!). É muito alto o caminho até lá, mas a vista é linda! Ao lado da biblioteca, funciona uma escola e, quando chegamos lá, a biblioteca estava cheia de visitantes e alunos uniformizados. Confesso que nunca vi algo igual nem nas melhores bibliotecas que temos aqui.

Na entrada, uma funcionária revista nossas bolsas por questão de segurança, mas podemos entrar com as mesmas. Há um hall com sofás para aquele que quer apenas sentar, fazer nada ou ler um livro, uma revista, etc. O andar térreo, é dedicado aos pequeninos, chama-se Ludoteca. Cada andar era dedicado inteiramente a determinada faixa etária; primeiro andar, para infanto-juvenil; outro para jovens; outro para adultos. As bibliotecas em si pareciam muito iguais, mas havia o diferencial de ninguém estar perdido para fazer pesquisas ou para encontrar a literatura ideal para seu lazer (disseram-nos que as pessoas ali liam muito nos momentos de lazer). Os banheiros são muito limpos e bem conservados, sem vandalismo, etc. Existe um enorme auditório, que fica no prédio ao lado da biblioteca, onde acontecem os eventos culturais.

Fiquei apaixonada pelo Parque Biblioteca España, por sua organização, limpeza, educação por parte de funcionários e seu público e, principalmente, pelo fato ver o local onde essa biblioteca está localizada – no meio de uma favela no alto de um morro –, e perceber que é possível sim manter uma instituição como essa – ou como o Metrocable – sem sofrer vandalismo por parte de seus moradores, ao contrário, desfrutam e muito de todos esses benefícios. Medellín é considerada a cidade do povo gentil e, eu pude comprovar que isso é verdade!

Placa da Biblioteca

Escola vizinha a Biblioteca

Dentro da Biblioteca

Auditório (lado de fora)

Sala de leitura e pesquisa

Biblioteca infanto juvenil

Biblioteca dos adultos

Estação Biblio Metro

Entrada da Biblioteca

Dentro da Biblioteca

Estação Metrocable vista do alto

Ludoteca

Metrocable

Léscia, alunas colombianas e a amiga da Léscia (Da esquerda para a direita)

Subindo o morro no Metrocable

Comentários

  1. Obrigada! foi um excelente passeio... como é bom conhecer como funcionam as bibliotecas lá fora... é um momento em que você pensa "minha profissão também está aqui!! hahaha"
    beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e