Pular para o conteúdo principal

Palestra: Aspectos Históricos-Informacionais na Biblioteca do Mosteiro de São Bento de São Paulo

Apresentação da Profª Dra. Valéria M. Valls, dentro de uma série de temas especiais que serão ministrados até o final do semestre em horário de final de tarde.

 O professor André V. F. Araújo, abarca duas interfaces sobre a biblioteca do Mosteiro, pensar a biblioteca como um problema cientifico e de pesquisa e também pensá-la como equipamento cultural e unidade de informação, não só abordar o relato de experiência, mas aspectos históricos do seu passado e no tempo presente discutir o fazer biblioteconômico e sua experiência como bibliotecário contextualizando sua fala com as escolhas que fez e que tem feito como professor e pesquisador da área, as bibliotecas Beneditinas em que medida que os mosteiros medievais se comportariam com as novas tecnologias, como se comportavam com o advento da Internet, foram parte do seu questionamento desde a graduação em biblioteconomia na UNESP de Marília, pensar uma reconfiguração desses espaços tão específicos sendo ele religioso e com uma cultura muito particular, assim como ainda não tinha acesso a Internet na época, escreveu 43 cartas a mosteiros espalhados pelo mundo e teve um ótimo retorno ao receber resposta de 28 deles, com as quais desenvolveu seu trabalho a partir desses dados.

Para o Profº André, a biblioteca monástica representa um espaço utópico, interesse que o levou a ser convidado a  trabalhar no mosteiro de São Bento. Fez mestrado em história social, estudando a história cultural da Europa Medieval e na história da biblioteca de mosteiros durante período bastante longo, ente os sec. 16 ao sec.18.
Ressalta que se obtém um resultado extremamente rico quando é o bibliotecário de transita na história. Propõe pensar na mudança dos suportes informacionais, história do livro, tradicionalmente do livro para história social do conhecimento, nas bibliotecas como equipamento cultural e mais ligado aos fazeres e saberes produzidos no cotidiano.
No primeiro bloco fala sobre as razões históricas que levaram a formação da biblioteca do Mosteiro. Depois analisar alguns itens da coleção de livros antigos e pensar os problemas de organização e representação do conhecimento na biblioteca a partir do sec. 16 e 17, problemas históricos e epistemológicos do conhecimento. Pensar como ela é organizada e se traz uma ressonância do modelo medieval de biblioteca.
No segundo bloco e conclusão, abordagem informacional aplicada, configuração contemporânea da biblioteca do Mosteiro de São Bento, suas características históricas, tipo de usuário ou individuo que se apropria da informação e pensar nessa biblioteca como unidade de informação, o livro como dispositivo informacional e etc.

Palestra muito rica, que nos deixou com gostinho de quero mais, aguardamos ansiosamente por mais uma oportunidade de sermos brindados com um PEC com o Profº Msc. André Vieira de Freitas Araújo (UFRJ) com esse nível de explanação e paixão pelo tema.


Relato por: Roselene Mariane de Medeiros Santos, 6º Semestre Noturno.

Quer participar da Monitoria? Mande um e-mail para monitorcientificofabci@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação