Pular para o conteúdo principal

Coluna: Onde estão os Bibliotecários? Por Grazielli de Moraes





“A FESPSP... não forma apenas profissionais, mas cidadãos conscientes de como exercer a sua profissão dentro de seu contexto social, parece simples mas não é, porque se trata de um projeto que vai muito além da academia, abrange toda a sociedade, falo por experiência própria, pois me tornei mais humano, melhor ouvinte, melhor debatedor e conhecedor dos problemas sociais que rodeia a Biblioteconomia e o seu exercício, e constatei isso quando terminei minha graduação e iniciei a Pós, a diferença como me engajei neste novo processo, e acredito que é exatamente isso o que essa Escola desperta em seus formandos uma necessidade de engajamento, pela profissão, pelo outro, pela sociedade, pela busca de conhecimento científico, por mais aprimoramento e pelo desejo de aplicar o que aprendemos na melhoria do meio em que vivemos”.


Para darmos inicio ao ano de 2015, na coluna “Onde estão os bibliotecários?”, trazemos um profissional engajado com a questão cultural... Lourival Lopes Cancela (44 anos), formado em 2013 pela FESPSP, finalizando sua pós-graduação em Gestão Arquivística (sua dissertação abordará o descaso com os documentos do cidadão por parte do Estado, a origem dos documentos pessoais e os descuidos com os documentos, por parte do próprio cidadão).

“É um tema bastante complexo, porém muito interessante e desafiador, e isso é o que me estimula a pesquisar”.


Atualmente, trabalha na Secretaria de Estado da Educação, como Analista Sociocultural, tal função refere-se ao bibliotecário atuante em Salas de Leitura das escolas estaduais, responsável por “implantar e organizar uma biblioteca no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, onde atuamos e ainda coordenar e orientar os professores responsáveis pelas bibliotecas escolares, eles cuidam da parte pedagógica e nós o capacitamos para o cuidado de toda a parte biblioteconômica”.

Ele atua em uma Diretoria onde são, 92 escolas e cerca de 130.000 alunos, e apenas ele para acompanhar todo o processo, fator esse que por vezes parece desmotivador, afinal, o cenário das escolas públicas está cada vez mais precário, no entanto, ele se mostra totalmente motivado e engajado com a área em que atua.


“... poucos recursos e uma infraestrutura comprometida, nos esforçamos para que os alunos sejam atraídos a utilizarem o acervo e os espaços disponíveis com frequência e satisfação, e para que os professores possam criar e produzir alternativas que despertem o interesse e o prazer pela leitura e a sede de conhecimento nos jovens...”


Se tratando da biblioteconomia, para Lourival, é a “arte da instrução” tão importante quanto educar, afinal “instruir é, lidar com alguém por meio de lições e conhecimentos, dar ciência das coisas obscuras, esclarecer com provas. Esse é o papel relevante do bibliotecário: comprovar o que se têm dúvida, criar e conduzir por meios probantes... e ao mesmo tempo tornar-se sabedor dos fatos, desenvolvendo sua própria instrução”. Fator esse que torna a biblioteconomia uma das ciências mais importantes da atualidade, ainda mais com a “computação”.

“(a biblioteconomia) Indica o caminho a se seguir e ainda nos reboca até o ponto de chegada que é a informação tratada e disponibilizada para o deleite da sociedade”

Já houveram muitas mudanças na biblioteconomia, no entanto, para Lourival não é diferente do que outros profissionais já mencionaram em entrevistas já realizadas, ainda é preciso mudar.

“... a biblioteconomia tem que permanecer em mudança, nunca deve existir um ponto de parada onde se diga que não há mais o que alterar. Com a tecnologia e a economia em constante mutação, não devemos desejar isso e nem nos acomodarmos com esta ideia. Diante desta realidade, o novo profissional tem que ser inquieto, ousado, gostar de novidades e ao mesmo tempo saber lidar com o antigo, e como bem disse o Fernando Modesto que busque com idealismo e alegria ser bibliotecário e não estar bibliotecário”.

Aos novos integrantes da profissão, Lourival deixa um recado:


“Ser bibliotecário em um país onde o investimento em bibliotecas, arquivos e espaços de leitura nunca foi prioridade e que está há pelo menos meio século atrasado em relação aos grandes países, no tocante à valorização da leitura e no desenvolvimento da educação e que ainda não dá a devida atenção à sua imensa diversidade cultural, é ser um desafiante, um contestador, do tipo que não aceita esta situação, mas que não fica na zona de conforto criticando sem tomar uma atitude e parte pra cima, enfrenta o dragão, com uma ideia na cabeça e um projeto na mão. Não basta buscar mudanças nesse mapa, é preciso realizá-las, e um profissional bibliotecário consciente pode e deve fazer a diferença”. 


Contribui para esta matéria a bibliotecária Grazielli Moraes.

Comentários

  1. Sou suspeito pra falar do Lourival, pois além de ser amigo! Acredito no potencial de ser humano que ele é! Um excelente profissional, no qual me espelho. Conheci-o no projeto dele no Arsenal da Esperança e vi o quanto pessoas determinadas em sua missão podem alcançar tudo! Só basta querer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denis reallmente pelo pouco que conheço dele me parece ser um profissional e tanto.
      Sou meio suspeita pra falar neh rsrsrs!!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e