Pular para o conteúdo principal

Relato: Colóquio Informação e Documentação Jurídica

Segue abaixo o depoimento enviado pela Sthéfani Paiva sobre o Colóquio Informação e Documentação Jurídica, que ocorreu no dia 03 de junho como parte da programação do 2º Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI), evento associado ao 13º Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (CONTECSI).



O evento foi dividido em três painéis: Informação e Documentação na área pública; Informação e Documentação na área privada; Direitos autorais.

Os dois primeiros painéis foram apresentados por bibliotecários da área jurídica que basicamente fizeram uma exposição da rotina diária das tarefas realizadas nas bibliotecas do seguimento público e privado, voltado principalmente para a catalogação dos materiais, os campos necessários para a área jurídica e a importância da catalogação analítica. Esses pontos são extremamente importantes para a nossa área, que ainda é essencialmente técnica, mas a impressão que eu tive é que esses profissionais montam o acervo para respeitar as regras e não para o usuário, entrando em conflito com uma das missões da nossa profissão, que é atender a demanda informacional dos usuários.

As diferenças do setor público e privado para as bibliotecas aparentaram serem mínimas, com a maior diferença sendo a facilidade que as empresas privadas têm para a liberação de projetos internos, enquanto o público é muito mais burocrático. 

A questão da preservação dos materiais mais antigos foi levantada, mas não falaram da questão do acesso, tratamento e divulgação deles. Boa parte dos primeiros painéis foram gastas com o questionamento “Digitalizar ou não digitalizar?” sem ao menos levantar o porquê deste questionamento ser relevante atualmente.

Já o terceiro painel foi apresentado por advogados especializados na área de direito autoral, que explanaram como tal lei se apresenta hoje em confronto com os objetivos das bibliotecas e sugestões de quais ações seriam mais pertinentes para a nossa categoria se mobilizar. Fiquei surpresa por não ser um bibliotecário a apresentar o último painel, o que me fez refletir que os bibliotecários não estão pegando para si áreas que são de nossa atuação.

Gostei da reflexão que partiu do questionamento “Preservação dos direitos autorais X Produção do conhecimento”, que ressaltou a importância de irmos atrás de uma remodelação na lei de direito autoral, permitindo que as bibliotecas possam trabalhar de forma concreta com a disponibilização e fomento da informação, gerando conhecimento.

Durante todo o evento foi abordado como os profissionais de Biblioteconomia não se organizam e não participam dos encontros. Infelizmente, no meu ponto de vista, creio que os pontos não tão positivos que citei neste meu relato é o que colabora para tais ocorrências. Espero que tenham renovações nos questionamentos e nas formas de trabalho da nossa área para serem apresentados nos próximos eventos, para ver o crescimento e a colaboração dos bibliotecários.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação