Pular para o conteúdo principal

10 anos da Biblioteca de São Paulo, por Valéria Valls

A coordenadora do curso de Biblioteconomia, Valéria Valls, nos trouxe algumas impressões sobre as atividades realizadas para comemorar os 10 anos da BSP, deem uma conferida!

No mês de fevereiro a equipe da Biblioteca de São Paulo (BSP) realizou várias atividades para comemorar seu décimo aniversário.

Eu participei de algumas dessas atividades e compartilho com vocês algumas impressões:

Para começar é legal assistir o vídeo comemorativo, que apresenta o que há de mais importante num biblioteca: as várias pessoas e comunidades que a compõem. Como faço parte do Conselho de Administração da SPLeituras tenho a honra de aparecer rapidinho no 4:07´do vídeo;

No domingo dia 09 eu e minha família fomos tietar o Dr. Drauzio Varella. A atividade foi: “Cerimônia de 10 Anos da BSP com Bate-papo com Drauzio Varella. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Personalidade reconhecida nacional e internacionalmente, o médico Drauzio Varella tem uma forte conexão com o espaço no qual a biblioteca está inserida: no passado, um lugar sombrio de cárcere (a Casa de Detenção do Carandiru) e hoje, de liberdade e da luz do conhecimento”.
Num tom de bate papo informal, Dr. Drauzio contou vários “causos” da sua experiência como médico voluntário na Casa de Detenção, sua luta para assegurar melhores condições de saúde dos que viviam no cárcere e principalmente reforçou a importância simbólica de uma biblioteca pública ocupar o espaço antes ocupado por um local como a Casa de Detenção, reforçando a importância da memória dessa transição, evitando seu esquecimento (especialmente num momento em que nossa sociedade sofre de amnésia social – palavras minhas essas). Foi uma experiência incrível e me marcou uma frase dita pelo doutor: “"A biblioteca é um centro de irradiação da liberdade". Sai de lá com a esperança renovada. Saiba mais em:



Na quinta feira dia 13 fiquei o dia todo na BSP participando do Workshop Internacional Mediação: Uma Biblioteca para Hoje e para Todos. Pela manhã assisti a abertura oficial com o Pierre Ruprecht, da SP Leituras e na sequência a Mesa-Redonda: uma biblioteca para hoje e para todos, com Ignácio de Loyola Brandão, Isabel Santos Mayer (Ibeac / LiteraSampa) e Pierre André Ruprecht (SP Leituras). A mediação foi da Amanda Leal de Oliveira (Piracaia na Leitura). 

A proposta da mesa foi: “a função emancipadora das bibliotecas públicas; o papel e futuro das bibliotecas; os desafios da biblioteca contemporânea; o diálogo entre bibliotecas e pluralidade; sustentabilidade e parcerias; biblioteca como espaço da informação e construção autônoma do conhecimento”.

Um bate papo muito inspirador, com destaque para a simpatia do grande escritor Ignácio de Loyola Brandão, da qual sou fã e é claro, não me contive e fui tietá-lo:


                                                                   Foto: Ana Paula Campos (arquivo pessoal)


A interação entre o Ignácio, a Bel e o Pierre foi excelente e cada um deles apresentou seu olhar sobre a importância da leitura e das bibliotecas. A Amanda foi mediando e conseguindo dar ao bate papo um tom descontraído e muito interessante. Uma frase do Ignácio que me impactou foi: "Que todos os livros sejam livres", tendo como pano de fundo as recentes ações de censura a livros que infelizmente voltam a se repetir no nosso Pais.

A tarde fui a mediadora da Mesa Redonda: Alfabetização midiática e informacional: acesso igualitário à informação e ao conhecimento. Detalhes da mesa: “Convidados: Alexandra Bujokas de Siqueira (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e Eugênio Bucci (Universidade de São Paulo). Mediação: Valéria Valls (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). Conteúdo – a biblioteca como espaço da informação e construção autônoma do conhecimento; a função emancipadora das bibliotecas públicas; o diálogo entre a alfabetização informacional digital e bibliotecas; ambientes de aprendizagem e letramento informacional; produção e uso das mídias e da informação; acesso à informação e aprendizagem continuada; o percurso das mídias tradicionais às novas tecnologias de mídia”.

A Profa. Alexandra iniciou de maneira muito simpática explicando e apresentando algumas dinâmicas que ela realiza com seus alunos, referentes à alfabetização midiática e o Prof. Eugênio nos brindou com excelentes comentários sobre a alfabetização midiática e informacional, especialmente no contexto social e político atual. Vale destacar o recente livro do professor: Existe democracia sem verdade factual? (Editora Estação das Letras e Cores), onde ele destaca a importância das bibliotecas:

                                                                                 Foto: Equipe SP Leituras

Reencontrei vários colegas de profissão nesses dias e foi muito bom participar das comemorações do aniversário de uma biblioteca tão importante para a nossa cidade e para sua comunidade. Vida longa à BSP!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação