Pular para o conteúdo principal

Série: Estágio remoto em tempos de pandemia - parte 2

 

No último boletim, iniciamos a série sobre estágio remoto.

Nesta semana vamos trazer a segunda parte desta série. Vale lembrar que a FaBCI possui um Banco de Talentos que fizemos especialmente para conhecer vocês e ajudar na busca de uma vaga bacana de estágio e, claro, que tenha o seu perfil de interesse. Ao final do preenchimento, por favor inclua o seu currículo atualizado.

Link para o Banco de Talentos.

Agora, voltando à pandemia, temos presenciado uma necessidade de readequação em todos os setores da sociedade, seja nos simples afazeres do dia a dia, como também na forma da execução dos trabalhos, tanto por parte das empresas, quanto de seus colaboradores. Em razão da determinação do afastamento social, foram sugeridas inúmeras medidas de segurança e saúde pelas autoridades. Por intermédio da MP nº 927/2020, foi disponibilizado o teletrabalho, que também se confunde por home office ou trabalho remoto. Contudo, embora a nomenclatura nos leve a classificar todos os termos como se fossem um só, há diferenças pontuais para quem trabalha em home office e para quem realiza o teletrabalho.

O QUE É TELETRABALHO?

O teletrabalho hoje está regulamentado pela Lei 13.467/17, no Capítulo II-A, do artigo 75-B, o qual dispõe que:

    “(…) a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo (…)”

O QUE É TRABALHO REMOTO OU HOME OFFICE?

Esta modalidade de trabalho ainda não está regulamentada por Lei, o que causa uma grande confusão.

O trabalho home office é caracterizado pelo exercício das atividades em casa, em dias determinados, ou seja, o colaborador tanto pode trabalhar no espaço físico da empresa, quanto fora dele.

Nesta modalidade de trabalho, ainda que o colaborador não necessariamente compareça na empresa, há o controle de jornada, o qual poderá convencionar qual a melhor forma de fiscalizar a jornada realizada.

A seguir vamos apresentar um pequeno "bate papo" sobre os seus estágios.

Guilherme Naliato Mendes - 5º semestre

Homem tirando foto de si mesmo em frente ao computador

Descrição gerada automaticamente com confiança média

CES: ONDE ATUA

GNM: Biblioteca da FESPSP.

CES: TRABALHO REMOTO

GNM: Estou no estágio remoto já faz 1 ano, começou no dia 23/03/2020, antes era somente em casa, mas em julho tivemos que trabalhar hibridamente para atender a demanda dos professores, RH, alunos, etc., etc., etc. 

CES: ATIVIDADES DESEMPENHADAS

GNM: O que um estagiário de biblioteca consegue realizar trabalhando de casa, basicamente: catalogação de e-books, artigos, conferência dos planos de ensino dos cursos, conferência dos TCC’s, elaboração de ficha catalográfica, levantamento bibliográfico (tanto para alunos quanto para professores) e catalogação de livros do professor Jorge Nagle (ir fazendo a catalogação no software Pergamum e, quando ir à biblioteca, só colocar o número do exemplar e imprimir a etiqueta, atender as necessidades pontuais. Como estávamos trabalhando hibridamente, depois de julho começamos a fazer plantões 2 vezes por semana, de segunda e quinta. 

CES: VANTAGENS E DESVANTAGENS 

GNM: Toda atividade tem seu ponto positivo e negativo, positivo: não fico quase 2 horas me deslocando (ida e vinda) da Fundação/ casa, casa/Fundação, em um ônibus lotado com gente que não conhece o desodorante. Trabalho com a roupa que eu quiser (geralmente de pijama/samba canção rs); dá pra deitar na cama no horário de almoço; comida fresca, feita na hora; trabalhar ouvindo música, esses são os positivos pra mim.

Agora os negativos: cachorro olhando para a sua cara pedindo carinho, querendo brincar; preguiça a todo instante porque a cama fica te chamando; ás vezes precisamos de uma informação ou documento que só temos no computador da Fundação, ai temos que esperar quase uma semana para ter acesso; no meu caso para atender alguma demanda, uma digitalização de professor. A internet que pode cair a qualquer momento, mãe pedindo pra ir ao mercado, arrumar o quarto, lavar a louça, dar banho no cachorro, tudo em horário de expediente. Acho que é essa minha visão sobre o estágio remoto.

CES: TRABALHO PRESENCIAL, REMOTO ou HÍBRIDO? GNM: Eu sou do time do trabalho presencial. É bom trabalhar de casa? Sim, mas enjoa. Não aguento mais olhar para cara do meu irmão, ele provavelmente seria aquele seu colega de trabalho chato, que faz a piada ‘do pavê ou pra cume’?

CES: CARGA HORÁRIA DE TRABALHO

GNM: Meu horário está sendo das 11h às 18h, com 1h de almoço, não preciso bater ponto, mas toda a semana preencho uma planilha com as atividades realizadas durante a semana para controle da biblioteca e do RH.

Daniela Luciana da Silva - 5º semestre

Mulher em pé posando para foto

Descrição gerada automaticamente

CES: ONDE ATUA

DLS: Atuo em CEDOC (Centro de Documentação) da Vórtx, fintech que tem como propósito “descomplicar o mercado de capitais”. A Vórtx atua no backoffice desse mercado, então, o negócio em si não foi diretamente afetado pela pandemia e a adaptação para o homeoffice foi bem rápida!

CES: TRABALHO REMOTO

DLS: O meu trabalho atualmente é híbrido, variando de acordo com as fases definidas pelo Governo e as demandas.

CES: ATIVIDADES DESEMPENHADAS

DLS: A partir do tratamento da documentação, ajudo as áreas de negócio a encontrarem a informação desejada, sempre com foco em um atendimento rápido e eficiente (já dizia Ranganathan: “poupe o tempo do leitor”).

CES: VANTAGENS E DESVANTAGENS 

DLS: Vejo como principal vantagem, a aceleração de mudanças envolvendo processos analógicos ou processos que não eram questionados. A pandemia em si provocou um senso de adaptabilidade constante. A desvantagem foi perder a noção do tempo e tentar manter o equilíbrio em todas as funções da vida (o que já não era fácil antes e nem será depois), mas foi acentuado.
CES: TRABALHO PRESENCIAL, REMOTO ou HÍBRIDO?

DLS: Como nada será como antes, entre escolher escritório ou homeoffice, continuo optando pelo modelo híbrido.

CES: CARGA HORÁRIA DE TRABALHO 

DLS: Não houve alteração, 30 horas semanais, com 1h de almoço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação