O tema da Decolonialidade transpassa várias camadas e níveis de construção social do conhecimento, retendo em seu arcabouço noções sobre informação e saber, advindas da consciência gradativamente crescente sobre as questões de silenciamento e subjugação de povos, etnias, classes e, ou, identidades de grupo que compõem um mosaico sócio-tecnológico que entrelaça toda história humana.
Nessa perspectiva, as discussões acerca das abordagens e dos interesses de pesquisa – direcionadas, ou não, por um caráter disciplinar, ou de monopólio de um dado conhecimento -, tornam-se tópicos necessários para se entender em que pontos as convergências e divergências dos campos do conhecimento acolhem ou disseminam realidades multifocais, com possibilidades de discordâncias ou concordâncias mutuamente enriquecedoras.
Se de um ponto de vista especializado os subtemas relacionados a olhares culturais multifacetados se distanciam do horizonte ideal, como um recorte da realidade objetiva, cada vez mais, percebe-se a urgência na consideração de uma perspectiva holística em que recortes multivariados, ainda que atritantes, ou simplesmente, refratários entre si, sejam considerados relevantes na construção de uma vereda em que o humano, o social, o tecnológico, o científico, o artístico, o político, tornem-se parte integrante das discussões ampliadas, integrando noções objetivas sobre os discursos e as estratégias subjetivas variadas, ambas contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento como um todo.
Com base nas considerações precedentes, este dossiê da Liinc apresenta o resultado de pesquisas em Ciência da Informação a partir dos tópicos:
Estudos decoloniais da informação, da documentação e da comunicação
Identidades e pós-identidades
Perspectivas decoloniais da produção e comunicação científica
Pluriepistemologias, ecologia dos saberes e epistemicídios
Poéticas decoloniais: arte, estética e literatura
Tecnologias e cosmotecnologias
Tempo e memória
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