Olá, queridos leitores! Que saudades de vocês todos, espero que estejam conseguindo cada vez mais superar os obstáculos apresentados pela vida com leveza.
Nem acredito que volto a essa plataforma depois de um tempo sumida (sorry prometo aparecer mais por aqui rsrsrsrs). Agora formada e com o TCC aprovado (viva!!!!) queria compartilhar com vocês como minha experiência como monitora científica foi fundamental para ajudar a clarear alguns projetos, colocar em ordem algumas ideias e mais que tudo aumentar minha rede de conexões profissionais.
O processo de escrever os textos e garimpar (encher o saco mesmo rsrsrsrs) dos nossos contribuintes, me ajudou tanto a perder a vergonha de colocar a cara no sol e se jogar nos processos de estabelecer laços com pessoas diferentes e para além disso aprender com os muitos exemplos que recebi ao longo de 2020, que sabemos não foi um ano fácil para o mundo. No meio do caos que foi o início da pandemia, foi fundamental saber que tinha um lugar onde se poderia ler conteúdos de qualidade e muitas vezes leves feitos por pessoas com todo o carinho ^^. Então aos colabores segue meu muito obrigado!
Com a bagagem adquirida ao longo desse período, saí do curso com mil ideias e com a ajuda fundamental das professoras Valéria e Adriana, consegui ingressar numa biblioteca que me deu espaço para testar novas formas de se fazer Biblioteconomia! Atuo atualmente na unidade do Senac Santana e aqui a ordem é fazer da biblioteca uma parte pulsante da vida dos alunos e docentes, sem dúvidas está sendo um desafio delicioso de se encarar.
Como nerd de carteirinha, os professores que o digam, pude juntar o melhor dos dois mundos, minha paixão por conteúdos pop/nerd e minha nova paixão: a Biblioteconomia! Seguindo a linha da minha pesquisa voltada para o público nerd, cheguei cheia das referências rsrsrsrs e que deleite que foi ser recebida de braços abertos e mais pude lapidar ainda mais meu perfil profissional, com a ajuda dos feedbacks certeiros do Gilberto, ex-aluno e atual bibliotecário responsável pela biblioteca da unidade do Senac Lapa Tito. Outro agradecimento as professoras Valéria e Adriana por fazerem esse match profissional acontecer ^^
Estou a pouco tempo na biblioteca, mas já tive a oportunidade de aplicar algumas ideias que agora estou levando para a minha pós (a pessoa que fala que quer férias, mas não se aguenta rsrsrsrs). Um desses projetos é aplicar a gamificação nos espaços das bibliotecas.
Para quem não conhece a Gamificação é um conceito relativamente recente, onde se aplica a dinâmica de jogos para a aprendizagem, se valendo de recursos lúdicos para aplicar conceitos de quaisquer áreas de forma mais leve e descontraída. Através desse processo é possível inclusive se debater na prática assuntos que de outra maneira poderiam ser muito pesados e difíceis de se lidar, principalmente com um público jovem. Além disso a linguagem da gamificação, por ser mais fluida aproxima mais docentes e educadores de seus alunos, que em sua maioria estão sempre antenados ao que acontece na sociedade através das redes sociais e mundo digital.
Com essa rápida pincelada no conceito, mais uma vez meu lado nerd falou alto e foi uma maravilha poder encontrar um conceito que me permitiria trazer minha paixão para meu ambiente profissional e incutir nela um propósito e significado social maior. Estou aprendendo a cada dia e espero poder compartilhar mais desse meu novo momento fora da graduação ^^.
Texto de Clélia Lemonge
Fascinating exploration of gamification in library spaces by Clélia Lemonge! For reliable hosting services, check out HostGenics.
ResponderExcluir