Pular para o conteúdo principal

Gamificação nos espaços das bibliotecas - Por Clélia Lemonge

 


Olá, queridos leitores! Que saudades de vocês todos, espero que estejam conseguindo cada vez mais superar os obstáculos apresentados pela vida com leveza.

Nem acredito que volto a essa plataforma depois de um tempo sumida (sorry prometo aparecer mais por aqui rsrsrsrs). Agora formada e com o TCC aprovado (viva!!!!) queria compartilhar com vocês como minha experiência como monitora científica foi fundamental para ajudar a clarear alguns projetos, colocar em ordem algumas ideias e mais que tudo aumentar minha rede de conexões profissionais.

O processo de escrever os textos e garimpar (encher o saco mesmo rsrsrsrs) dos nossos contribuintes, me ajudou tanto a perder a vergonha de colocar a cara no sol e se jogar nos processos de estabelecer laços com pessoas diferentes e para além disso aprender com os muitos exemplos que recebi ao longo de 2020, que sabemos não foi um ano fácil para o mundo. No meio do caos que foi o início da pandemia, foi fundamental saber que tinha um lugar onde se poderia ler conteúdos de qualidade e muitas vezes leves feitos por pessoas com todo o carinho ^^. Então aos colabores segue meu muito obrigado!

Com a bagagem adquirida ao longo desse período, saí do curso com mil ideias e com a ajuda fundamental das professoras Valéria e Adriana, consegui ingressar numa biblioteca que me deu espaço para testar novas formas de se fazer Biblioteconomia! Atuo atualmente na unidade do Senac Santana e aqui a ordem é fazer da biblioteca uma parte pulsante da vida dos alunos e docentes, sem dúvidas está sendo um desafio delicioso de se encarar.

Como nerd de carteirinha, os professores que o digam, pude juntar o melhor dos dois mundos, minha paixão por conteúdos pop/nerd e minha nova paixão: a Biblioteconomia! Seguindo a linha da minha pesquisa voltada para o público nerd, cheguei cheia das referências rsrsrsrs e que deleite que foi ser recebida de braços abertos e mais pude lapidar ainda mais meu perfil profissional, com a ajuda dos feedbacks certeiros do Gilberto, ex-aluno e atual bibliotecário responsável pela biblioteca da unidade do Senac Lapa Tito. Outro agradecimento as professoras Valéria e Adriana por fazerem esse match profissional acontecer ^^

Estou a pouco tempo na biblioteca, mas já tive a oportunidade de aplicar algumas ideias que agora estou levando para a minha pós (a pessoa que fala que quer férias, mas não se aguenta rsrsrsrs). Um desses projetos é aplicar a gamificação nos espaços das bibliotecas.

Para quem não conhece a Gamificação é um conceito relativamente recente, onde se aplica a dinâmica de jogos para a aprendizagem, se valendo de recursos lúdicos para aplicar conceitos de quaisquer áreas de forma mais leve e descontraída. Através desse processo é possível inclusive se debater na prática assuntos que de outra maneira poderiam ser muito pesados e difíceis de se lidar, principalmente com um público jovem. Além disso a linguagem da gamificação, por ser mais fluida aproxima mais docentes e educadores de seus alunos, que em sua maioria estão sempre antenados ao que acontece na sociedade através das redes sociais e mundo digital.

Com essa rápida pincelada no conceito, mais uma vez meu lado nerd falou alto e foi uma maravilha poder encontrar um conceito que me permitiria trazer minha paixão para meu ambiente profissional e incutir nela um propósito e significado social maior. Estou aprendendo a cada dia e espero poder compartilhar mais desse meu novo momento fora da graduação ^^.
Texto de Clélia Lemonge

Comentários

  1. Fascinating exploration of gamification in library spaces by Clélia Lemonge! For reliable hosting services, check out HostGenics.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mund...

MC 2017: parte 2 – Estamos de Volta!

E foi dada a largada para mais um semestre, e com ele a MC retorna à suas atividades com o intuito de continuar cobrindo todos os eventos internos e externos da nossa área, divulgar a produção científica e cotidiano da comunidade FaBCI bem como apresentar seus componentes: docentes, discentes, egressos e demais colaboradores da FESPSP. Sejam todos bem-vindos e que seja um semestre de muitas conquistas. Como sempre fazemos, segue novamente o convite para que você que ainda não participou da Monitoria Científica, venha colaborar nos escrevendo ou gravando um vídeo para a coluna/série que se identificar, ou mesmo compartilhando algum talento, relato de evento ou opinião sobre temas relacionados com nossa área. Aos que já participaram, as portas continuam sempre abertas. Além de ter sua contribuição marcada na história da MC, ainda pode contabilizar horas complementares. Para participar, é só entrar em contato através do email monitorcientificofabci@gmail.com Fi...

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação ...