quinta-feira, abril 19, 2012

Alunos da FaBCI assistem palestra sobre o Vocabulário Controlado da USP

Silvia Della Torre e Vânia Lima
Alunos do 3º e 5° semestre da FaBCI receberam a visita de Silvia Regina Saran Della Torre e da Prof.ª Vânia Mara Alves Lima. Leia e saiba mais!


A convite da Profª Andréia Gonçalves Silva, Silvia Regina Saran Della Torre e a Prof.ª Drª Vânia Mara Alves Lima ministraram uma palestra com o tema "Elaboração e gerenciamento de um instrumento de controle terminológico p ara recuperação da informação: o VOCAUSP" para as turmas do 3° e 5° semestre da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI).

A Prof.ª Drª Vânia Mara Alves Lima é Docente do Departamento de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Silvia Regina Saran Della Torre é Bibliotecária Supervisora do Serviço de Processamento Técnico da Divisão de Biblioteca da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Coordenadora de Conteúdo do Vocabulário Controlado do SIBi/USP.

Leia o relato concedido pelas palestrantes:
No último dia 13/04 apresentamos aos alunos do 5° Semestre do curso de graduação em Biblioteconomia, nos períodos matutino e noturno, integrada à disciplina Elaboração e Gestão de Linguagem Documentária Pós-coordenada, nossa experiência junto ao Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo, na elaboração, implantação e gerenciamento de uma linguagem comum para representação e recuperação temática dos acervos existentes nas bibliotecas da USP. 
Ainda que a primeira lista de assuntos tenha surgido concomitantemente com o Banco de Dados Bibliográficos – DEDALUS, em 1985, com a modernização do SIBi/USP, a partir de 1992,  verificou-se a necessidade da atualização e expansão desse instrumento de indexação e recuperação de informação, principalmente para a representação da produção científica da USP na base de dados.
O Projeto de Aprimoramento da Lista de Assuntos USP, iniciado em 1993, movimentou não só a equipe de bibliotecários catalogadores – cerca de 40 – mas também contou com a participação de docentes das várias Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade e com a assessoria acadêmica de docentes do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP. Como resultado deste projeto, em 2001, foi implantado e disponibilizado em CD-Rom, o Vocabulário Controlado do SIBi/USP , cuja base conta atualmente com 44505 descritores de acesso aos registros cadastrados no DEDALUS.
A partir de 2003, o Vocabulário Controlado do SIBi/USP foi disponibilizado na web para consulta do público em geral tornando-se um processo dentro do SIBi/USP. A rápida e constante evolução da pesquisa desenvolvida na universidade e consequentemente, na ciência, necessitam que a atualização do Vocabulário Controlado da USP seja, também, rápida e constante.  Assim, em 2003 foi criada a Equipe de Gerenciamento do Vocabulário Controlado do SIBi/USP.
Atualmente, essa equipe é formada por 15 profissionais sendo: 3 bibliotecárias de cada uma das grandes áreas do conhecimento, ou seja, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Ciências Humanas, 1 bibliotecária Coordenadora de Conteúdo, 1 bibliotecária Coordenadora do Processo, 1 docente como Assessora Acadêmica, 2 bibliotecárias do Departamento Técnico do SIBi/USP, 1 analista do SIBi/USP e um bibliotecário responsável em cada biblioteca do Sistema. Está programada a tradução do Vocabulário para o inglês. Está sendo usada uma ferramenta do Google Analytics que permite o controle em tempo real do uso do Vocabulário, em qual lugar do mundo, o número de pessoas, assim como é possível conhecer os termos pesquisados.

Para saber mais, acesse o link:  lhttp://143.107.73.99/Vocab/Sibix652.dll 

Um comentário:

  1. O bate papo com a Vânia e com a Silvia foi maravilhoso e muito esclarecedor para nós. Agora sabemos como funciona o vocabulário controlado da maior universidade do país. Para os alunos foi uma oportunidade única pois cada um está elaborando um tesauro. Teremos tesauro sobre vinho, futebol, artes, tecnologia de alimentos, farmacologia, cinema, hotelaria hospitalar, heavy metal, arquitetura, cachaça, meio ambiente, etc, etc. Agradeço à Vània e Silvia pela disponibilidade e atenção. Nós simplesmente amamos a palestra de vocês!!! Andréia Silva

    ResponderExcluir