Pular para o conteúdo principal

Profª Adriana Souza participa do workshop “Reflexões sobre ensino e pesquisa”


Profª Adriana Souza

O workshop “Reflexões sobre ensino e pesquisa”, realizado no dia 29 de março, contou com a participação como ouvinte da profª Adriana Souza da FaBCI. Leia o seu depoimento e saiba mais!



Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da USP (PPGCI/USP) em conjunto com a coordenação do GT6 “Informação, Educação e Trabalho” da ANCIB, promoveu o  workshop “Reflexões sobre ensino e pesquisa”com a participação presencial e online dos interessados. A profª Adriana Souza da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) participou e nos conta como foi.


Relato da profª Adriana Souza:



A primeira palestra foi ministrada pela Profa. Dra. Johanna Smit, da ECA-USP abordando o tema: “Ensino de Graduação em Biblioteconomia e Arquivologia: algumas reflexões”.
Foram abordadas as diferenças e semelhanças de cada um desses espaços de atuação e os profissionais envolvidos. Comentou-se que a discussão corporativa: Biblioteconomia X Arquivologia, diz respeito a questões de reserva de mercado, ou seja, trabalha-se para alguém, sendo essencial saber para quem se trabalha, pois assim há diminuição da distância entre a biblioteca, o arquivo e o usuário.
O novo desafio dos profissionais dessas áreas, de acordo com Smit está na documentação em meio digital, uma vez que não há mais materialidade, embora continue havendo evidência envolvendo questões de autoria, fidedignidade, autenticidade das fontes de informação. Nota-se que a função hoje dos Serviços de Referência e Informação oscilam entre dois pólos complementares: armazenar, organizar e preservar os documentos e; disseminar e mediar informação. Segundo Smit, “o usuário tornou-se mais intuitivo em suas buscas e exige respostas rápidas”.
Sobre a formação dos profissionais, Smit afirma que não deve estar atrelada ao lugar de funcionamento, uma vez que nos empobrece em relação às competências exercidas. É necessário conferir identidade ao profissional, ou seja, que o defina e o diferencie das demais áreas. Precisamos saber e identificar o que nos caracteriza como classe profissional. 
Em relação aos cursos superiores, deve-se estimular o aluno a pensar de forma crítica e social na análise da realidade que o circunda em cada uma das áreas de estudo. Combater a segregação profissional, através de disciplinas comuns que estabeleçam tanto as diferenças quanto as especificidades de cada área de atuação profissional. Arquivo e Biblioteca são áreas complementares, não idênticas, portanto, precisa haver respeito e reconhecimento das diferenças. Para tanto, há que se ter um intercâmbio entre os profissionais para compartilhamento de ideias e discussões conjuntas, pensando na dimensão dessas profissões numa visão macro, comparando métodos, abordagens, enfoques entre as áreas, bem como mapeando as operações e os processos em cada uma. 

A segunda palestra foi ministrada pela Profa. Dra. Mara Eliane Fonseca Rodrigues, da Universidade Fluminense, abordando o tema: “A pesquisa no ensino de graduação e a articulação com a pós-graduação: reflexões”.
Comentou sobre algumas ações que deveriam ser implementadas nos cursos superiores, através de um trabalho articulado entre ABECIN e ANCIB na promoção de fóruns de discussão:
- Construir um novo conceito de aula que ultrapasse o espaço físico e estabeleça o prisma relacional: educação-sociedade, tendo como ponto de partida e chegada a ciência, o educando e as contradições sociais.
- Mapear as atividades de pesquisa para a reflexão crítica e o debate interdisciplinar em torno do fazer e do pensar acadêmico no cotidiano em sala de aula, tanto na pós-graduação quanto na graduação.
- Ressignificar permanentemente o conhecimento. De acordo com Rodrigues, o desafio da graduação é formar profissionais especializados num determinado domínio do fazer.  O corpo discente deve ter domínio da bibliografia básica no campo de um conhecimento, passando por uma instância de estágio supervisionado. Deve haver nos cursos superiores, associação entre teoria e prática, seja no Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (com participação de todos os alunos nas apresentações dos trabalhos) ou mesmo junto a Iniciação Científica. As escolas devem buscar superar as limitações advindas do Ensino Médio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv