Pular para o conteúdo principal

Profª da FaBCI ministra palestra na ECA

Adriana Souza
No dia 12/04, a professora Adriana Souza da FaBCI ministrou uma palestra na ECA. Leia e saiba como foi!



Com a temática do seu mestrado, a profª Adriana Souza da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) palestrou na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA) aos alunos do curso de Graduação em Biblioteconomia, a convite do Prof. Dr. Fernando Modesto para a disciplina de estágio obrigatório, sobre a carreira de Coaching.

Leia o relato da profª Adriana Souza e entenda um pouco mais sobre o assunto:


Embora ainda não haja estudos sobre o tema na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil, o assunto já é bem aceito e difundido internacionalmente nessas áreas. Há uma publicação sobre o tema e sua aplicação em serviços de informação, Coaching in the Library: a management strategy forachieving excellence, escrita por Ruth F. Metz pela American Library Association em 2011. Metz é uma bibliotecária americana, consultora e coach especializada em Gestão de Bibliotecas, Desenvolvimento e Liderança Organizacionais, trabalhou por muitos anos no setor público e em órgãos governamentais.
Coach era um termo usado na Hungria desde o reinado do Rei Matthias Corvinus, 1458-90, na cidade de Kocs, para determinar um tipo de transporte usado pela realeza, hoje conhecido como carruagem, criado para o transporte público de passageiros para conduzi-los de um ponto a outro. O veículo foi utilizado na Inglaterra na metade do século XVI e, na Europa, por volta de século XVIII.
Dentro do contexto universitário, define-se como a preparação (de um candidato) para um exame; instrução para assuntos especiais; ensino-aprendizagem; e também é utilizado como treinamento para uma competição atlética. O termo Coaching é definido como a ação do verbo Coach.
“Enfatiza o empoderamento, as forças e o potencial de uma pessoa e como essa poderá usá-los para melhor obter resultados” (KRAUSZ, 2007, p. 33). Coaching é um processo, com começo, meio e fim e constatação de resultados, através de questionamentos relacionados à necessidade ou desejo de mudança de uma pessoa. Está intimamente relacionado com o fazer perguntas, e não dar respostas convencionais, estimulando a pessoa a encontrar as respostas para suas perguntas e assim avançar em direção à sua própria autonomia.

Muitas vezes o método Coaching é confundido com outras práticas e abordagens, tais como: Mentoria. É entendido como “a transferência de sabedoria”. É o processo pelo qual um indivíduo aprende com alguém com mais experiência num determinado campo, metaforicamente mais velho e mais sábio. O mentor é alguém que trabalha numa organização e assumiu o papel (oficial ou voluntário) de orientador de uma pessoa mais jovem e em início de carreira (GUEST, 1999).
Aconselhamento de Carreira. “Trata tanto da incerteza dos jovens ingressantes no mercado de trabalho, quanto dos profissionais no decurso de suas carreiras. Concomitantemente, atenta para a tomada de consciência do trabalhador para fatos como a necessidade de novas competências na execução e condução das atividades atinentes à atividade profissional” (FERREIRA; DUTRA, 2010, p. 162).
O profissional bibliotecário, além das diversificadas possibilidades de atuação e carreira, tem no método Coaching uma nova e promissora opção a ser considerada, podendo exercer a função de mediador entre a prática do Coaching e o Serviço de Informação, identificando as necessidades de desenvolvimento e capacitação de sua equipe, traduzindo-se em benefícios mútuos para todos os envolvidos com a organização, dentro e fora dela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mund...

MC 2017: parte 2 – Estamos de Volta!

E foi dada a largada para mais um semestre, e com ele a MC retorna à suas atividades com o intuito de continuar cobrindo todos os eventos internos e externos da nossa área, divulgar a produção científica e cotidiano da comunidade FaBCI bem como apresentar seus componentes: docentes, discentes, egressos e demais colaboradores da FESPSP. Sejam todos bem-vindos e que seja um semestre de muitas conquistas. Como sempre fazemos, segue novamente o convite para que você que ainda não participou da Monitoria Científica, venha colaborar nos escrevendo ou gravando um vídeo para a coluna/série que se identificar, ou mesmo compartilhando algum talento, relato de evento ou opinião sobre temas relacionados com nossa área. Aos que já participaram, as portas continuam sempre abertas. Além de ter sua contribuição marcada na história da MC, ainda pode contabilizar horas complementares. Para participar, é só entrar em contato através do email monitorcientificofabci@gmail.com Fi...

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação ...