quinta-feira, maio 10, 2012

Plataforma Lattes

Com grande importância na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a Plataforma Lattes é uma ferramenta para o registro da vida acadêmica e profissional. Leia e saiba como utilizá-la!

         
           A Plataforma Lattes, criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq), possibilita o armazenamento e divulgação dos méritos da vida acadêmica e profissional que, através de uma base de dados, armazena currículos, grupos de pesquisa e intituições da área de ciência e tecnologia. 


           Para alunos, professores e pesquisadores,  possibilita o armazenamento do Currículo Lattes, que "se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.", segundo o site da Plataforma Lattes.



Depoimento de Roberta Gravina, ex-aluna e ex-Monitoria Científica da FaBCI:


Certa vez ouvi que o Currículo Lattes é uma espécie de Facebook nerd... Acredito que o pensar dessa forma ajuda a imaginá-lo como algo interessante e despertar a vontade de mantê-lo atualizado. O "Lattes" tem por objetivo a criação de um perfil pessoal acadêmico, onde disponibilizamos nossas qualificações conseguidas com muito custo. Formações profissionais, cursos de extensão e aperfeiçoamento, palestras assistidas e ministradas, publicações e projetos realizados são apenas algumas das informações que podemos mostrar sobre nós.

Tratando-se de uma agência governamental vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) possibilita através do Currículo Lattes uma forma confiável dos interessados obterem informações acerca de um profissional e muitas empresas recorrem à ele para isso. Já participei de entrevistas onde a empresa solicitou que eu encaminhasse uma versão meu Lattes para participar do processo seletivo e não aceitariam o currículo convencional para concorrer à vaga.

Indico a todos que iniciaram sua vida acadêmica que tenham um Currículo Lattes, pois mesmo aqueles que dizem não ter muito a preencher quando começarem perceberão o quanto já fizeram e podem compartilhar em benefício próprio. Uma boa dica para começar é buscar o nome de alguns profissionais atuantes na produção científica, como os próprios professores, e ter uma base das informações por eles fornecidas para iniciar o seu.


Para criar um perfil, acesse o link e clique em "cadastrar": http://lattes.cnpq.br/

Caso queira buscar um Currículo Lattes, acesse o link: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar

4 comentários:

  1. Nossa adorei! O Lattes era um enigma pra mim!

    abs

    Ludmylla - 5° Semestre noturno

    ResponderExcluir
  2. Roberta, matando a saudades da monitoria. Valeu e obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Recomendo a criação do perfil na Plataforma Lattes (e mantenha atualizado!) :D

    ResponderExcluir