sexta-feira, outubro 26, 2012

III Seminário de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FaBCI

Comissão Organizadora do III SBCI e Profa Tânia Callegaro
Aconteceu entre os dias 18 e 19 de outubro o III SBCI da FaBCI. Leia e saiba como foi!




O III Seminário de Biblioteconomia e Ciência da Informação (SBCI) promovido pela Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) da FESPSP, ocorreu no dias 18 e 19 de outubro em ambos os turnos de aula.

Valéria Valls

Neste ano o SBCI apresentou e discutiu aspectos da atualidade, focando no papel social da leitura e da cultura. A programação foi contemplada com  relatos de experiências, para exemplificar as ações de sucesso na área.


No primeiro dia de evento, contamos com a presença e Abertura oficial do nosso Diretor Acadêmico Aldo Fornazieri e também de nossa Coordenadora Valéria Valls, seguido do relato de experiência: Projetos de leitura e cultura da Biblioteca de São Paulo, apresentado por Rosane Fagotti Voss e Luciana Marques com mediação da Profa. Dra. Tânia Callegaro.

Comissão Organizadora do III SBCI
O segundo dia de evento começou com a palestra de Claudio Giovani Callegaro e Carlos Sereno sobre leitura nos hospitais, em seguida contamos com a presença e apresentação de Jomar Santos que nos apresentou a Biblioteca Belmonte e os projetos de mediação de leitura, contação de histórias e de cultura popular. No período da tarde ocorreu o debate da Profa. Dra. Marcia Camargos, sobre a obra de Monteiro Lobato com mediação do Prof. Dr. Ivan Russeff. No período da noite ocorreu uma palestra com o tema Bibliodiversidade: um conceito em construção, apresentada por Neide de Almeida.

Edson Soares e Patrícia Dante
O encerramento do evento contou com o  Resultado do Concurso Miss ou Mister Traça promovido pelo Centro Acadêmico de Biblioteconomia Rubens Borba de Moraes.








Confira os relatos sobre o evento:


Taís Mathias e Natália Pelá
As palestras dialogaram entre si, pois uma complementou a outra, e as falas dos palestrantes sobre as experiências destacaram, sem exceção, modelos de gestão criativos e ousados.
A apresentação sobre a experiência da Biblioteca de São Paulo continuou repercutindo na sala de aula, discutimos nas aulas da Tânia e refletimos sobre a humanização da biblioteca ou, como foi dito algumas vezes o modelo de “biblioteca viva”, citado nas palestras. Todos os aspectos trazidos nos relatos de experiência desconstroem os estereótipos negativos quanto ao espaço e ao profissional, que por muitos ainda são considerados “sisudos” e reclusos da dinâmica da sociedade contemporânea. 
A palestra sobre Bibliodiversidade sugeriu novas temáticas para conhecermos e, talvez quem sabe  em outros seminários, serão apresentados relatos sobre a interdisciplinaridade, em que as experiências contadas mostrarão a visão dos profissionais de outras áreas, e que atuam em áreas relacionadas à Biblioteconomia e à Ciência da Informação, possuem da nossa profissão colaborando com a construção de uma nova imagem do profissional da informação, ao reconhecer seu valor na sociedade contemporânea.
Taís Mathias – aluna do 4º semestre noturno da FaBCI




Palestrantes com Valéria Valls e Tânia Callegaro
Gostei muito. Destaco a presença de alunos na organização e condução do evento, assim como na " inteireza" manifestada durante e após cada palestra. Parabéns. Admiro-os. As palestras sobre "leitura e cultura" afirmaram, com suas particularidades, é claro, que ser um bibliotecário e profissional da informação, hoje, envolve, dentre as qualidades já estabelecidas, provocar e envolver-se com a comunidade, por meio do respeito às suas diferenças, com humor, "passione", sensibilidade, entretenimento, jogos, brincadeira; com arte, atitude criativa e estética. Não Burocracia. Não superficialidade. Participei dos 3 relatos de experiência sobre desenvolvimento de leitura em instituições diferentes: 1. Biblioteca de São Paulo; 2. Hospitais e 3. Biblioteca Pública temática de Cultura Popular.  
Agradeço a coordenação e todos colegas, diretores, convidados e alunos que empenharam-se para a realização deste EVENTO ESPECIAL. Obrigada. Aprendi, CURTI e COMPARTILHEI.

Profa. Dra. Tânia Callegaro da FaBCI






Nenhum comentário:

Postar um comentário