Pular para o conteúdo principal

III Seminário de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FaBCI

Comissão Organizadora do III SBCI e Profa Tânia Callegaro
Aconteceu entre os dias 18 e 19 de outubro o III SBCI da FaBCI. Leia e saiba como foi!




O III Seminário de Biblioteconomia e Ciência da Informação (SBCI) promovido pela Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) da FESPSP, ocorreu no dias 18 e 19 de outubro em ambos os turnos de aula.

Valéria Valls

Neste ano o SBCI apresentou e discutiu aspectos da atualidade, focando no papel social da leitura e da cultura. A programação foi contemplada com  relatos de experiências, para exemplificar as ações de sucesso na área.


No primeiro dia de evento, contamos com a presença e Abertura oficial do nosso Diretor Acadêmico Aldo Fornazieri e também de nossa Coordenadora Valéria Valls, seguido do relato de experiência: Projetos de leitura e cultura da Biblioteca de São Paulo, apresentado por Rosane Fagotti Voss e Luciana Marques com mediação da Profa. Dra. Tânia Callegaro.

Comissão Organizadora do III SBCI
O segundo dia de evento começou com a palestra de Claudio Giovani Callegaro e Carlos Sereno sobre leitura nos hospitais, em seguida contamos com a presença e apresentação de Jomar Santos que nos apresentou a Biblioteca Belmonte e os projetos de mediação de leitura, contação de histórias e de cultura popular. No período da tarde ocorreu o debate da Profa. Dra. Marcia Camargos, sobre a obra de Monteiro Lobato com mediação do Prof. Dr. Ivan Russeff. No período da noite ocorreu uma palestra com o tema Bibliodiversidade: um conceito em construção, apresentada por Neide de Almeida.

Edson Soares e Patrícia Dante
O encerramento do evento contou com o  Resultado do Concurso Miss ou Mister Traça promovido pelo Centro Acadêmico de Biblioteconomia Rubens Borba de Moraes.








Confira os relatos sobre o evento:


Taís Mathias e Natália Pelá
As palestras dialogaram entre si, pois uma complementou a outra, e as falas dos palestrantes sobre as experiências destacaram, sem exceção, modelos de gestão criativos e ousados.
A apresentação sobre a experiência da Biblioteca de São Paulo continuou repercutindo na sala de aula, discutimos nas aulas da Tânia e refletimos sobre a humanização da biblioteca ou, como foi dito algumas vezes o modelo de “biblioteca viva”, citado nas palestras. Todos os aspectos trazidos nos relatos de experiência desconstroem os estereótipos negativos quanto ao espaço e ao profissional, que por muitos ainda são considerados “sisudos” e reclusos da dinâmica da sociedade contemporânea. 
A palestra sobre Bibliodiversidade sugeriu novas temáticas para conhecermos e, talvez quem sabe  em outros seminários, serão apresentados relatos sobre a interdisciplinaridade, em que as experiências contadas mostrarão a visão dos profissionais de outras áreas, e que atuam em áreas relacionadas à Biblioteconomia e à Ciência da Informação, possuem da nossa profissão colaborando com a construção de uma nova imagem do profissional da informação, ao reconhecer seu valor na sociedade contemporânea.
Taís Mathias – aluna do 4º semestre noturno da FaBCI




Palestrantes com Valéria Valls e Tânia Callegaro
Gostei muito. Destaco a presença de alunos na organização e condução do evento, assim como na " inteireza" manifestada durante e após cada palestra. Parabéns. Admiro-os. As palestras sobre "leitura e cultura" afirmaram, com suas particularidades, é claro, que ser um bibliotecário e profissional da informação, hoje, envolve, dentre as qualidades já estabelecidas, provocar e envolver-se com a comunidade, por meio do respeito às suas diferenças, com humor, "passione", sensibilidade, entretenimento, jogos, brincadeira; com arte, atitude criativa e estética. Não Burocracia. Não superficialidade. Participei dos 3 relatos de experiência sobre desenvolvimento de leitura em instituições diferentes: 1. Biblioteca de São Paulo; 2. Hospitais e 3. Biblioteca Pública temática de Cultura Popular.  
Agradeço a coordenação e todos colegas, diretores, convidados e alunos que empenharam-se para a realização deste EVENTO ESPECIAL. Obrigada. Aprendi, CURTI e COMPARTILHEI.

Profa. Dra. Tânia Callegaro da FaBCI






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e