![]() |
Comissão Organizadora do III SBCI e Profa Tânia Callegaro |
O III Seminário de Biblioteconomia e Ciência da Informação (SBCI) promovido pela Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) da FESPSP, ocorreu no dias 18 e 19 de outubro em ambos os turnos de aula.
![]() |
Valéria Valls |
Neste ano o SBCI apresentou e discutiu aspectos da atualidade, focando no papel social da leitura e da cultura. A programação foi contemplada com relatos de experiências, para exemplificar as ações de sucesso na área.
No primeiro dia de evento, contamos com a presença e Abertura oficial do nosso Diretor Acadêmico Aldo Fornazieri e também de nossa Coordenadora Valéria Valls, seguido do relato de experiência: Projetos de leitura e cultura da Biblioteca de São Paulo, apresentado por Rosane Fagotti Voss e Luciana Marques com mediação da Profa. Dra. Tânia Callegaro.
![]() |
Comissão Organizadora do III SBCI |
![]() |
Edson Soares e Patrícia Dante |
Confira os relatos sobre o evento:
![]() |
Taís Mathias e Natália Pelá |
As palestras dialogaram entre si, pois uma complementou a outra, e as falas dos palestrantes sobre as experiências destacaram, sem exceção, modelos de gestão criativos e ousados.
A apresentação sobre a experiência da Biblioteca de São Paulo continuou repercutindo na sala de aula, discutimos nas aulas da Tânia e refletimos sobre a humanização da biblioteca ou, como foi dito algumas vezes o modelo de “biblioteca viva”, citado nas palestras. Todos os aspectos trazidos nos relatos de experiência desconstroem os estereótipos negativos quanto ao espaço e ao profissional, que por muitos ainda são considerados “sisudos” e reclusos da dinâmica da sociedade contemporânea.
A palestra sobre Bibliodiversidade sugeriu novas temáticas para conhecermos e, talvez quem sabe em outros seminários, serão apresentados relatos sobre a interdisciplinaridade, em que as experiências contadas mostrarão a visão dos profissionais de outras áreas, e que atuam em áreas relacionadas à Biblioteconomia e à Ciência da Informação, possuem da nossa profissão colaborando com a construção de uma nova imagem do profissional da informação, ao reconhecer seu valor na sociedade contemporânea.
Taís Mathias – aluna do 4º semestre noturno da FaBCI
Palestrantes com Valéria Valls e Tânia Callegaro Gostei muito. Destaco a presença de alunos na organização e condução do evento, assim como na " inteireza" manifestada durante e após cada palestra. Parabéns. Admiro-os. As palestras sobre "leitura e cultura" afirmaram, com suas particularidades, é claro, que ser um bibliotecário e profissional da informação, hoje, envolve, dentre as qualidades já estabelecidas, provocar e envolver-se com a comunidade, por meio do respeito às suas diferenças, com humor, "passione", sensibilidade, entretenimento, jogos, brincadeira; com arte, atitude criativa e estética. Não Burocracia. Não superficialidade. Participei dos 3 relatos de experiência sobre desenvolvimento de leitura em instituições diferentes: 1. Biblioteca de São Paulo; 2. Hospitais e 3. Biblioteca Pública temática de Cultura Popular.
Agradeço a coordenação e todos colegas, diretores, convidados e alunos que empenharam-se para a realização deste EVENTO ESPECIAL. Obrigada. Aprendi, CURTI e COMPARTILHEI.
Profa. Dra. Tânia Callegaro da FaBCI
Comentários
Postar um comentário