domingo, novembro 01, 2015

Você conhece nosso Centro Acadêmico?

Um centro acadêmico (CA) é uma entidade estudantil que representa, normalmente, os estudantes de um curso de nível superior, podendo representar estudantes de diversos cursos de uma mesma faculdade.

Acreditamos que seja do conhecimento de todos que o Centro Acadêmico de Biblioteconomia “Rubens Borba de Moraes” está desativado... e este e motivo desta postagem...

O que faz um CA?
1. Defender os interesses dos estudantes do curso frente às instâncias burocráticas da instituição de ensino (Coordenação de Curso, Reitoria, Presidência...) e frente a outros órgãos de representação estudantil, como os DCE´s, União Estadual dos Estudantes (UEE´s) e União Nacional dos Estudantes (UNE). Uma questão importante nessa parte é que defender não significa ser oposição. As maiores conquistas que um CA pode conseguir vão vir sempre quando há uma relação harmoniosa entre a Diretoria do CA e a Coordenação do Curso, trabalhando juntos em prol do mesmo.

2. As atividades pedagógicas são sempre voltadas ao enriquecimento do ensino, tais como o desenvolvimento de atividades extracurriculares como cursos, palestras, simpósios, ação social, recepção de calouros e afins. Com isso, o CA pode angariar fundos para a aquisição de bens que vão ajudar os próprios estudantes, intenção de melhorar a estrutura oferecida não foge ao papel do CA, que é representar e defender os interesses dos alunos.

Quais as vantagens em ser integrante de CA?
Pode parecer bobeira, mas uma das maiores vantagens em participar de uma entidade como um CA é o amadurecimento que se adquire, que será bastante proveitoso na vida profissional. Ao integrar um CA, o estudante aprimora suas relações interpessoais, o que o leva a trabalhar melhor em equipe; desenvolve iniciativa e atitude e aprende a liderar e também a ser liderado. Ou seja, características muito procuradas no mercado de trabalho atualmente. Além disso, o CA conta como uma atividade extracurricular, que rende carga horária e lhe confere um certificado, portanto, também pode ser adicionado ao Currículo Lattes do acadêmico. Outro ponto positivo é que, quando o CA contribui para o crescimento do curso, todos ganham com isso, até mesmo os já formados, pois um curso renomado valoriza o diploma do profissional.

Fonte: Blog Vet da Deprê


                                       

Agora que sabemos um pouco mais sobre o CA, convido todos a lerem o estatuto do CA do Borba (anexo), mesmo aqueles que não tem intenção de participar, afinal informação nunca é de mais.

Nossa proposta é fazer as eleições na semana do Bibliotecário em 03/2016. As portas estão abertas para todos os alunos, já temos uma chapa em formação, quem se interessar em participar e tiver alguma duvida pode me procurar no matutino ou pelo Gabriel Justino no noturno.

Quem preferir formar outra chapa, também estaremos à disposição p/ tirar qualquer duvida.

Precisaremos também de voluntários para integrar a comissão eleitoral para que possamos realizar as eleições dentro das normas do estatuto.

Lembrando que todo aluno pode colaborar com o CA, mesmo não fazendo parte da chapa vencedora, o CA é de todos!!!

Esta matéria foi elaborada pelo aluno do 2º ano e representante do corpo estudantil no Conselho Acadêmico, Thiago Asperti.

2 comentários:

  1. Reiterando:

    O Centro Acadêmico de Biblioteconomia “Rubens Borba de Moraes” está desativado desde 2013, pois não houve quórum suficiente de votantes em 2014, e em 2015 não houve sequer chapa formada para convocar eleições.

    Eu, Marcelo Leandro, fiz parte da comissão de comunicação do C.A. em 2012-2013, e continuo alimentando a página Facebook para não deixar morrer o que em 2012 foi revivido, por meus colegas e eu.

    Já me ofereci e me ofereço novamente para ajudar na organização, votação e divulgação do C.A. e suas atividades. Espero que algum grupo realmente comprometido com a causa consiga formar uma chapa e me contatar para que eu ceda o acesso ao e-mail oficial, a administração do e-group oficial e do Repositório on-line (que tem modelos de contratos, atas de reuniões, logotipos, etc.)

    Meu contato é marceloleandropd@gmail.com

    ResponderExcluir