Pular para o conteúdo principal

Coluna: Onde estão os Bibliotecários? Por Grazielli de Moraes

Kelly Morais Cantiliano, 30 anos, formada em 2013 pela FESPSP (última turma de 4 anos), atualmente atua com atendimento, pesquisa, atividades técnicas, contações de histórias, rodas de leitura e jogos na Biblioteca Escolar do Colégio Joana D’arc, nos prestigiou com uma entrevista pra lá de interessante, tendo em vista que a sua participação no CA (Centro Acadêmico) Rubem Borba de Moraes.



Para a Bibliotecária, a biblioteconomia ultrapassa os muros da administração, arranjo, conservação e organização de acervos, ela tem seu papel social e objetivos voltados à produção e troca de conhecimento.

“... Ela possui um papel social, seu principal objetivo é organizar a informação produzida por nós para possibilitar a troca de conhecimento. Porém não é um processo mecânico e impessoal, ao contrário, envolve e precisa de pessoas, exige contato direto do profissional para conseguir identificar cada público com as suas necessidades, linguagens e culturas”.

A experiência enquanto aluna da FESP para ela, foi produtiva e construtiva, já que conheceu pessoas diferentes às que já tinha conhecido (em relação a cultura e pensamentos), além disso, menciona que a partir do momento que entrou na graduação da FESP, uma sementinha que existia dentro dela brotou e cada dia mais vem crescendo, que é a semente da “sede do saber”, é o questionar, agir e mudar e como a mesma disse, mudar e transformar o mundo em algo cada vez melhor.

“É esse o principal pensamento que levo da FESPSP para os locais onde trabalho. Saber respeitar as opiniões e a diversidade é algo fundamental para o bibliotecário”.

Quando questionada a respeito do que pode ser mudado na Biblioteconomia, ela não hesitou, e mencionou que a princípio é necessário “sair um pouco da teoria e ir para a prática”, é necessário ainda testarmos e exercitarmos a nossa criatividade e ainda mais a nossa capacidade em lidar com as mudanças, falta de recursos num contexto geral, e, mais do que isso, estarmos preparados para um mercado engessado e com medo de arriscar o novo, seja propondo o novo, ou nos adequando à ele.
Aos novos integrantes é deixou a seguinte mensagem:


“Na faculdade ao estudar as disciplinas ficamos em dúvida sobre qual segmento da Biblioteconomia seguir ou as vezes trabalhamos com algo que não é o nosso perfil. Por este motivo é preciso analisar o que gostamos para desempenhar bem a nossa função, do mesmo modo, é importante valorizar a nossa profissão.
Se você escolheu ser bibliotecário faça com o coração”.


Falando sobre o Centro Acadêmico:
Segundo a Kelly, a ideia de reabrir o CA surgiu com a inauguração do prédio novo da FESPSP.
“Os alunos passaram a interagir mais, algo que não acontecia antes porque as turmas ficavam distribuídas em vários andares no prédio antigo. Com o começo dessa interação os estudantes de Biblioteconomia; e também os de Sociologia, que já tinham o CAFF (Centro Acadêmico Florestan Fernandes) contribuíram com ideias e na divulgação do CA do Borba”.
Tendo em vista que os principais objetivos do CA são unificar, ouvir sugestões e representar estudantes da graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação junto à Coordenação e Direção Acadêmica buscando a parceria para melhoria do curso, a mesma menciona que em seu período de atuação enquanto Presidente do CA, teve uma participação satisfatória dentro de suas possibilidades, sempre foi engajada e tentava sempre que possível motivar as pessoas a participarem.
“Não há dúvidas que o CA do Borba teve um papel importante no novo momento da FESPSP com a inauguração do prédio. O mezanino, local onde fica o CA, era movimentado. Lá conhecíamos melhor cada estudante do curso de Biblioteconomia e tirávamos dúvidas sobre as disciplinas. Alguns professores nos visitavam para compartilhar suas experiências. Os alunos se encontravam lá antes da primeira aula e iam no intervalo, esse espaço proporcionou a formação de muitas ideias e opiniões...”.

Além disso, em seu período de atuação no CA, conseguiu realizar diversas atividades de modo ao cumprir ainda mais com o papel do CA, como:
- Feiras de troca de livros
- Palestras, debates e mesas redondas temáticas;
- PEC (Programa de Enriquecimento Curricular) – profissionais sugeridos pela equipe do CA;
- Intervenções para recepção de calouros e veteranos;
- Eleições e espaço para novas ideias;
- Comemorações do dia da profissão;
Além disso, o Destrave-se(criado a partir da Disciplina de Ação Cultural – Professora Tânia Callegaro) e o tão famoso concurso “Miss Traça” (Criado pelo ex-aluno Marcelo Leandro) que eu (Grazielli de Moraes) participei e gostei muito, também foram criados a partir do CA.

“Quanto ao meu papel como Presidente do CA, acho que consegui convencer os meus colegas de faculdade e de curso que é possível criar, questionar e expor nossas ideias para a Coordenação Pedagógica da Fundação e ser apoiados e incentivados. O CA do Borba sempre buscou trabalhar em conjunto e reconhecer o valor de cada pessoa dentro da instituição, incluindo os funcionários”.


Ela menciona que talvez o fato de o CA estar desativado seja a questão de falta de tempo dos alunos, tendo em vista que a mesma mencionou que na época em que ela participava o curso de 4 anos já era puxado, agora, como o curso é de 3 anos, imagina que seja ainda mais, e mesmo que ex-alunos continuem é necessária a participação ativa dos novos alunos, só assim é possível atender demandas e se tornar mais dinâmico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e