Pular para o conteúdo principal

Coluna: Onde estão os Bibliotecários? Por Grazielli de Moraes

Hoje trazemos uma entrevista com Vilma Maria da Silva Butym, 37 anos, formada em Biblioteconomia pela FESPSP em 2001, mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela USF - University of South Florida, mestrado este reconhecido pela ALA – American Library Association desse modo seu diploma tem validade mundial.
  

Através do curso de Biblioteconomia na FESP eu pude entrar em contato com o mundo da 'ciência da informação' até então não revelado pra mim. Foi na FESP que aprendi sobre os bastidores de uma biblioteca ou centro de informação

Mora em Saint Petersburg (Flórida) a cinco anos, atualmente trabalha como Librarian I (bibliotecária Iniciante) na Biblioteca Pública - Clearwater Main Public Library, onde realiza trabalhos de atendimento (serviço de referência), catalogação e o que mais for necessário, além de ser voluntária em uma biblioteca especializada em medicina, com serviços de assistência biblioteconômica, pesquisas e catalogação.


Vilma acredita que é necessário que os bibliotecários cada dia mais mantenham-se atualizados e integrados ao mundo tecnológico e digital, além de terem seus conhecimentos aprimorados, mesmo que seja através da curiosidade ou da vontade de progredir.

“Seja sempre curioso e você terá sucesso no seu trabalho como bibliotecário. Um bom pesquisador é aquele que não desliga o canal de curiosidade, mas é sua motivação.”

Quando questionada a respeito de nosso papel enquanto profissionais da informação num cenário de crise como o que estamos enfrentando no Brasil ela respondeu que é mais do que necessário que haja criatividade, que façamos “afiliações” com profissionais de outras áreas e outras organizações.

“Por exemplo, bibliotecários devem aprender mais sobre tecnologia e computação. Devem desenvolver a capacidade de atuar em outras áreas de comunicação e pesquisa que não envolva a biblioteca em si. Exemplo disto é o mundo online.
Enfim, cooperativas é a palavra chave.”.

E para finalizar ela deixou uma frase pra que todos possamos refletir a respeito de nossa área de atuação e nossa “própria” (sei que é redundante mas, é necessário falar) atuação na biblioteconomia.

“Biblioteconomia para mim é a oportunidade de trabalhar com um diverso grupo de pessoas de todas etnias, níveis educacionais e sociais, ajudando-as a satisfazer uma necessidade informacional, e ao mesmo tempo, agregar conhecimento durante o processo de treinamento do usuário e realização de pesquisas em geral...”.

Comentários

  1. E ela tem alguma mensagem para quem quer trabalhar fora?Ou tem que fazer mestrado fora.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou verificar com a mesma e assim que possível te dou um retorno!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação