domingo, março 13, 2016

#PorqueEscolhiBiblio





A intenção da série #PorqueEscolhiBiblio é mostrar que os alunos da FaBCI-FESPSP tem perfis diversificados e que a nossa área abrange uma grande variedade de interesses.
Nesta semana entrevistamos Isabel Figueiredo, aluna do quinto semestre e nossa Monitora Científica no ano passado:

Isabel Figueiredo
"Em 2008 eu cursava o último ano do ensino médio na ETE Júlio de Mesquita (hoje conhecida como ETEC). Naquele ano, a escola promoveu várias visitas às faculdades para ajudar os alunos na escolha de suas graduações. Na época eu estava terminando meu curso técnico em Turismo (que hoje se chama Agenciamento de Viagens) e eu não estava certa se era o que eu gostaria de seguir. Uma das instituições com que tivemos contato na época foi a UNESP que, por conta dos diversos campus espalhados pelo Estado de São Paulo (o que impossibilitava as visitas), foi até a nossa escola para apresentar os seus cursos – principalmente os mais concorridos. Eles distribuíram o guia de profissões daquele ano e foi por meio dele que conheci a Biblioteconomia. Na época eu não conhecia nenhum bibliotecário para conversar, então essa ideia ficou em stand by por um tempo. Meses depois, no mesmo ano, trabalhei algumas semanas como voluntária na biblioteca da Júlio, tive o primeiro contato com alguém da área e decidi que era realmente o que gostaria de fazer.

Acabei me formando e comecei a trabalhar com transporte público, lá conheci a Gestão da Qualidade e surgiu a oportunidade para a minha primeira graduação. Em 2011, comecei a estudar Tecnologia em Gestão da Qualidade na UNICID, fiz 50% do curso e tranquei, pois eu ainda não estava satisfeita com aquela área. Eu queria vir pra “biblio”. Em janeiro de 2013 eu já estava matriculada na FESPSP.

Antes da primeira semana de aula eu já estava estagiando, fui pra biblioteca universitária, aprendi bastante lá e depois fui convidada para estagiar em uma biblioteca especializada em artes cênicas, onde coloquei em prática muito da teoria que via em sala de aula. Me apaixonei pela área cultural.

Em 2014 comecei a ser voluntária da Monitoria Científica FaBCI, auxiliando a Andrezza Camera, monitora oficial daquele ano, com as redes sociais. Em 2015, tive o prazer de assumir o cargo de Monitora Científica. Isso me deu oportunidade de aprimorar os conhecimentos da biblio, aprender a mexer em plataformas que eu não conhecia, interagir mais com os professores e com alunos de outros períodos e de outras instituições. Isso expandiu muito meus horizontes. Ainda em 2015, surgiu a oportunidade da Iniciação Científica, que sempre me despertou muito interesse. Hoje estou unindo duas áreas que gosto muito, que são a Biblioteconomia e a Gestão da Qualidade, tudo isso sob orientação da prof. Valéria que é expert no assunto.

Eu cheguei na Biblioteconomia querendo cuidar de livros. Hoje, eu sei que continuei aqui porque eu quero cuidar de pessoas. A biblio, como qualquer outra profissão, também tem os seus problemas... Muitas coisas já foram feitas, mas há ainda muito o que fazer. Os profissionais precisam se unir mais.

Eu moro na periferia desde que nasci e sei o quanto o investimento em educação e cultura é deficiente nestas regiões da cidade, por isso eu quero me especializar em Gestão Cultural ou Gestão Pública para ajudar a mudar essa realidade".

 

Deseja participar? É só entrar em contato via monitorcientificofabci@gmail.com para saber como!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário