Pular para o conteúdo principal

Relatos da Semana de Biblioteconomia



Entre os dias 07 e 11 de março ocorreu a Semana de Biblioteconomia na FESPSP. A semana contou com diversas palestras tanto no período matutino quanto no período noturno. O aluno Fabiano Cassettari, do quinto semestre de Biblioteconomia e Ciência da Informação, gentilmente enviou seu relato sobre a palestra “Bibliotecário em uma empresa privada e a promoção de ações estratégicas, culturais e educacionais”, ministrada por Carli Cordeiro. Confira abaixo: 


Bibliotecária da Porto Seguro ministra palestra na Semana do Bibliotecário da FESPSP 

 Por Fabiano Cassettari

Carli Cordeiro

O evento anual Semana do Bibliotecário, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), em comemoração do dia do bibliotecário (12 de março), no qual tradicionalmente, por meio de sua faculdade (Biblioteconomia e Ciência da Informação - FABCI), apresenta palestras ministradas por profissionais da área, como a do dia 08 de março, que teve a participação da bibliotecária responsável pela Biblioteca da Porto Seguro Seguros, Carli Cordeiro, que também é a atual presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da oitava região (CRB 8). Em sua competente apresentação, ela traçou algumas importantes características do perfil profissional de hoje que a ajudaram a agregar valor à biblioteca empresarial da qual é responsável fazendo com que aumentasse sua visibilidade e importância estratégica diante da empresa e de seus colaboradores.

Implementada em 1993 por sugestão de um funcionário, a biblioteca da Porto Seguro está localizada no bairro dos Campos Elíseos em São Paulo em um casarão antigo e restaurado. Hoje sua importância é maior na vida da empresa e de seus trabalhadores que há oito anos atrás (2008), época da chegada da Carli na biblioteca, que implementou uma gestão balizada em três importantes conceitos: inconformismo saudável, protagonismo e inovação. 

O inconformismo saudável se dá em não se aceitar de forma passiva o status quo atual dos produtos e serviços da biblioteca, pois sempre se pode melhorá-los; O protagonismo é a busca da valorização do profissional e do serviço de informação (a biblioteca) perante a própria empresa (dar visibilidade) através do uso de posturas ativas e assertivas tanto dos profissionais (pessoas físicas) quanto da biblioteca em si (pessoa jurídica), seja através da melhoraria de serviços, produtos, da comunicação, etc, aumentando assim a sua participação no dia-a-dia da empresa de forma estratégica; A inovação se dá quando se traz soluções criativas viáveis mesmo em condições adversas.

Munida dessas premissas, a equipe arregaçou as mangas, diagnosticou as realidades e planejou ações juntamente com a coordenação da área. Perceberam que o acervo era bom e bem constituído e que ele atendia bem às demandas nas áreas de Negócios, Direito, Administração, Informações Técnicas sobre Seguros e em Literatura, mas que a biblioteca poderia ter uma posição mais estratégica, uma vez que a Biblioteca era vista apenas como um local para o empréstimo de DVDs e uso da Internet. Notou-se também que o tratamento técnico do material precisava melhorar, o que ocasionou a mudança na utilização da CDD em vez da CDU na classificação do acervo (menos o de Direito que manteve a CDU).  Hoje, o acervo tem cerca de nove mil volumes e são realizados cerca de quarenta mil empréstimos ao ano. Para atender às demanda das localidades que estão fora da Matriz, a biblioteca faz o envio de materiais (livros e revistas) via malote para todo o Brasil. 

Como destaque de inovação foram criados e instituídos eventos que não existiam antes como a Semana do Livro, a Semana Cultural e o Programa Livros e Conexões (Grupo de leitura), que trouxeram para o convívio dos funcionários na empresa, escritores, atores, cantores e outros artistas renomados como Marcelo Rubens Paiva, Ignácio de Loyola Brandão, Jair Oliveira e Wilson Simoninha, que se dispuseram a se apresentar e a interagir com os funcionários da empresa, resultando num substancial aumento do valor agregado e visibilidade do trabalho da biblioteca e de sua equipe. 

Como se pode notar, usados em conjunto e de maneira competente e criativa, Carli Cordeiro e sua equipe, souberam dar protagonismo à biblioteca que com profissionalismo, persistência, inconformismo saudável e habilidade, ampliou seus serviços e produtos mesmo em condições financeiras não favoráveis à época do início da sua gestão (em 2008), trazendo informação, cultura e conhecimento aos funcionários Porto Seguro, que passaram a ver a biblioteca com maior valor agregado e como um local que contribui para sua formação e desenvolvimento profissional e pessoal.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação