Pular para o conteúdo principal

Relato sobre o Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas


Por: Profª Adriana de Souza
Na manhã do dia 02/03, segundo dia do evento, teve início a Mesa 3 - Desafios para Programações Acessíveis em Bibliotecas na qual os convidados comentaram sobre formas de propiciar diversidade de materiais para pessoas com necessidades. 

A convidada Maria de Lourdes López López (Vice-presidente do Programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas) comentou sobre o Programa Iberoamericano - Iberbibliotecas, que visa promover o acesso livre e gratuito à leitura para todos os cidadãos. O programa conta com a participação de oito países: Espanha, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Paraguai, além de duas cidades: Bogotá e Medelín. Em 2013, o estado do Ceará participou como convidado. 

Representantes de algumas regiões do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas relataram suas experiências no atendimento a portadores de necessidades especiais em suas unidades de bibliotecas, mencionando os seguintes equipamentos e recursos disponíveis a esse público:

1) México
Há instalações especiais para deficientes visuais e auditivos; localização das bibliotecas em andares térreos, com acesso direto a partir da rua; rampas com corrimões; pisos táteis; corredores amplos para circulação de cadeiras de rodas ou muletas; cursos de capacitação para as equipes de bibliotecas; acesso ao acervo em Braille e audiolivros; mobiliário ergonômico; uso de piso guia na área de tratamento de materiais.

2) São Paulo
Miro Nalles mencionou 70 ações inclusivas com a Prefeitura de São Paulo para Bibliotecas Públicas e comentou sobre o desafio de realizar programações culturais acessíveis nas bibliotecas. Há um compromisso em conseguir 100% de bibliotecas acessíveis em São Paulo, mas, segundo ele, estamos longe disso; há apenas 53%. Nalles enfatizou que não adianta ter o equipamento acessível se o entorno não está, ou seja, se o portador de necessidades especias não consegue chegar ao local (devido ao mau estado das calçadas, dos meios de transporte, etc.). É preciso pesquisar o que há no entorno. Todas as bibliotecas têm audiolivros e acervo Braille, distribuídos nas bibliotecas pela Fundação Dorina Nowill e uma pequena produção do Centro Cultural São Paulo. Está sendo articulada uma Política de Desenvolvimento de Coleções para esse público, com foco na inclusão de materiais acessíveis. O acervo Braille consta nas regiões Norte, Oeste, Leste 1 e 2 e Sul. Comentou ainda sobre a necessidade de habilitar pessoas para operarem os equipamentos de acessibilidade, além da capacitação e sensibilização de funcionários para o atendimento desse público, algumas ações foram feitas: 40% dos funcionários da rede participaram dessa ação, foi feito um mapeamento das pessoas com deficiências na cidade de São Paulo. Projetos do Centro Cultural São Paulo: a) Biblioteca de Culturas Surdas (libras, obras raras, eventos etc); b) Biblioteca Braille.

Há a Lei 16.333 de 18 de dezembro de 2015 que institui o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB), sancionada pelo Prefeito Haddad. O Artigo 3º  institui em seus parágrafos: 
VI - a garantia da acessibilidade ao livro, à leitura, à literatura e aos espaços a eles dedicados, em todas as suas acepções: atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e programática;
VII - a consideração da pessoa com deficiência em todas as atividades desenvolvidas.
A biblioteca pública é uma organização estabelecida, apoiada e financiada pela comunidade, seja através de uma autoridade ou organismo local, regional ou nacional, ou qualquer outra forma organização coletiva. Fornece acesso ao conhecimento, informação e obras da imaginação através de uma série de recursos e serviços e está disponível para todos os membros da comunidade da mesma forma, independentemente da sua raça, nacionalidade, idade, sexo, religião, língua, deficiência, situação econômica e de emprego e nível educacional.
3) Minas Gerais
Tem curso para catalogadores sobre Braille, sendo que esse setor da biblioteca tem 50 anos de existência; capacitação para gestores; curso de libras; rede de leitura inclusiva; acessibilidade.

4) Maranhão
A gestão da biblioteca trabalha para serem referência em biblioteca pública assistida. Há sessão de cinema com recursos de acessibilidade, entre outros.

5) Bahia
No setor Braille, a biblioteca é considerada referência pela estrutura física e programas culturais. Há um grupo voluntário de copistas e ledores, mais de 40 anos, com plantões diários que gravam a leitura e leem, realizam empréstimos de máquinas Braille.

A biblioteca pública é uma organização estabelecida, apoiada e financiada pela comunidade, seja através de uma autoridade ou organismo local, regional ou nacional, ou qualquer outra forma organização coletiva. Fornece acesso ao conhecimento, informação e obras da imaginação através de uma série de recursos e serviços e está disponível para todos os membros da comunidade da mesma forma, independentemente da sua raça, nacionalidade, idade, sexo, religião, língua, deficiência, situação econômica e de emprego e nível educacional.
O mediador da mesa, Naziberto Lopes de Oliveira (Coordenador do Movimento pelo Livro e Leitura Acessíveis no Brasil - MOLLA), fez alguns apontamentos importantes:

"Acessibilidade é para todos, principalmente com a idade".
"A acessibilidade deve ser um convite, não uma convocação".
"Não subestime o deficiente, ele sabe como manusear os equipamentos".
"Não se pode segregar o acesso e o deficiente. Deve ser biblioteca para todos, atendendo qualquer tipo de deficiência. Não se pode ter apenas um único local de acesso para um único deficiente".
Para saber mais sobre o primeiro dia do seminário, basta clicar aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e