quarta-feira, novembro 23, 2016

Especial Seminário FESPSP 2016: parte 2


Na segunda parte da cobertura do Seminário FESPSP 2016 “Cidades conectadas: os desafios sociais na era das redes” temos o relato do Leonardo Ragacini, do sexto semestre do período matutino.



No dia 19/11 (Quarta-feira) na sala 33 do 3º andar a FESPSP teve a apresentação dos trabalhos do GT 8 - Informação e ambientes digitais: organização e acesso coordenado pelos professores Charlley Luz (FESPSP) e Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos (ECA-USP) e o professor Henrique Ferreira (FESPSP) como debatedor da mesa.

Fonte: Prof. Henrique Ferreira

A primeira a apresentar seu trabalho foi Isadora dos Santos Garrido Steimer (FESPSP) falando sobre a Taxonomia para Comércio Eletrônico: diferentes perspectivas em front e back end. Isadora trouxe toda sua experiência no trabalho que realiza no WallMart junto com equipe de taxonomia em toda reunião de dados que irão compor as árvores terminológicas dos setores da empresa e a importância das relações pessoais e habilidades de negociação que não são aprendidas em sala de aula e são primordiais no mercado de trabalho. Durante sua apresentação ficou reforçado a importância de se pensar fora da caixa hermeticamente lacrada da biblioteconomia tradicional e se arriscar em áreas não tradicionais da biblioteconomia.

Durante a apresentação do trabalho Isadora respondeu muitas perguntas sobre os desafios de se trabalhar em uma empresa que possui todos os tipos de materiais que nem sempre são fáceis de classificar, exemplo disso foi a apresentação de como um forno elétrico que também possui uma cafeteira embutida e na parte de cima uma churrasqueira elétrica pode levar a loucura um bibliotecário na hora de pensar uma taxonomia.

Fonte: Prof. Henrique Ferreira

O segundo trabalho a ser apresentado foi de Leonardo Adriano Ragacini (FESPSP) que trazia a Proposta de elaboração de um Tesauro sobre Espiritismo. Leonardo trouxe o resultado de sua pesquisa de TCC onde falou sobre o passo-a-passo de como analisou todo histórico sobre doutrina Espírita para diferenciá-la do Espiritualismo e como fez a coleta de termos dentro das obras de Allan Kardec codificador da doutrina.


Durante a sua apresentação trouxe a importância dos Sistemas de Organização do Conhecimento na recuperação temática da informação e a necessidade que área possuía de uma ferramenta para padronizar a sua terminologia visando facilitar a recuperação do usuário. Terminada a apresentação foi apresentada ao público o resultado do trabalho que é uma planilha de com 19 categorias, 82 subcategorias e 75 termos relacionados e suas notas definição e aplicação que ajudaram um profissional bibliotecário a produzir seu próprio tesauro dentro de centros espíritas ou demais unidades de informação que trabalhem com o termo.

Fonte: Prof. Henrique Ferreira

O terceiro trabalho a ser apresentado foi de Laura Pimentel (PagSeguro/UOL) sobre A interação dos usuários com o sistema Dedalus USP: indexação, usabilidade e design de interação. Laura começou contando um pouco da sua experiência pessoal com dificuldade em recuperar a informação que procurava na web até conhecer o curso técnico em biblioteconomia e entender como ela podia colaborar para ajudar as pessoas a encontrar o que elas procuravam. Sua apresentação trouxe uma pesquisa sobre site do SIBIUSP e a opinião dos usuários sobre a eficiência e as dificuldades que percebiam ao usarem ele.

O resultado de sua pesquisa mostrou que as ferramentas de indexação supriam as necessidades dos alunos pesquisados, mas quando chegava as questões sobre o design de interação percebia que havia falhas em sua elaboração e isso afetava consideravelmente a usabilidade do sistema pelo usuário.

Laura trouxe muitos questionamentos sobre como são geridos e pensados os recursos tecnológicos das instituições públicas de ensino e chegou a mostrar que a Universidade Harvard usava o mesmo sistema da USP, porém de modo mais eficiente o que demostrava que as questões de Arquitetura da Informação eram mais lentos devido a cultural institucional da USP do que apenas pelos recursos financeiros.

A última apresentação que seria de Victor Gomes Barcellos (ECA – USP) com o tema Wikicientistas: o caso do NeuroMat não ocorreu devido ausência do participante.

Ao final das apresentações o prof. Henrique Ferreira (FESPSP) fez seus comentários sobre todas as apresentações e como cada uma trouxe uma questão que sempre esteve presente na biblioteconomia e com surgimento da web ganhou novas dimensões: como faremos a recuperação da informação pelo usuário da forma mais precisa possível no mundo digital? Será que estamos preparados para isso?

Terminadas as apresentações e as discussões todos os presentes puderam conversa e trocar suas experiências de pesquisa com os demais convidados e professores presentes de forma mais informal e receber críticas construtivas sobre seus trabalhos apresentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário