Pular para o conteúdo principal

Docente da FaBCI inicia curso de Peritagem de obras de arte

A Professora Concília Teodósio iniciou um curso de especialização Latu Sensu de 680 horas em Preservação e análise de obras de arte.

Segundo a Professora Concília:
O curso capacita o participante a atuar no mercado de arte e salvaguarda de obras de arte, através da conservação preventiva. Proporcionando competência legal para realizar laudos técnicos de autenticidade e estado de conservação de obras de arte, muito requisitados por galerias, exposições, colecionadores. O curso é ofertado pela Escola de Educação Profissional Templo da Arte, que tem outros cursos ligados à preservação em papel, tela e patrimônio arquitetônico. Fica no bairro do Ipiranga. As aulas ocorrem aos finais de semana, acredito que pelo fato de receber candidatos de outros estados brasileiros, e o que também me favorece.

Este curso é oferecido com freqüência na Europa, principalmente em Portugal, como especialização.

Em uma troca de emails, a Professora me falou sobre as motivações que a fizeram iniciar este curso:

No curso científico que equivale ao ensino médio atual, tive um professor de desenho, Nicola Carone, que era artista plástico, que nos encantava falando de pintura, escultura, patrimônio cultural. Ele organizava exposições, exibia filmes e slides (o que era um luxo na época) e nos fazia produzir trabalhos muito interessantes de natureza morta, perspectiva, ilusões ópticas. Eu até fiz um quadro Pop Art.


Desde a infância convivi com artesãos de cerâmica, de tear, de vidro, ourivesaria, Filigrana, o que é muito comum na colônia italiana. Meu bisavô paterno era “fachagista”, construtor de fachadas. Comenta-se na família que ele foi fachagista de vários prédios da cidade de São Paulo, incluindo o Teatro Municipal. É o que meus tios contam.

Tive também o privilégio de conviver com o já falecido Percy Longo Filho, bibliotecário restaurador, muito erudito, que nos instruía sobre as peculiaridades de obras raras e artísticas do acervo da Biblioteca Mário de Andrade.

Enfim, sempre tive muito interesse em questões ligadas a artes plásticas, infelizmente, não consegui fazer a especialização nesta área assim que me formei o que era uma seqüência natural naquela época já que a FESPSP manteve até o final dos anos 80 o Instituto de Museologia. Apesar disso, nunca deixei de me informar a respeito do assunto, através da literatura da área e a partir dos anos 90 consegui na internet documentos preciosos em detrimento de muitas madrugadas não dormidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação