Pular para o conteúdo principal

Professora da FaBCI fala de sua participação em evento da UNESCO

Em qual evento participou? Quais dias? Pessoas de quais países participaram, quais os motivos da sua participação neste evento?


R: Participei do Congresso de Arte Educação promovido pela UNESCO, ministério da Cultura, Esporte e Turismo e com apoio do governo da Coréia do Sul. O nome oficial do evento é: The 2nd World Conference on Arts Education.

O período foi de 24 a 28 de maio de 2010, em Seoul, Coréia do Sul. Participaram mais de 80 países, de todos os continentes. Tínhamos ex-ministros da cultura de diferentes países, artistas de teatro, dança e música, professores de arte, arte terapeutas, ONGs, Fundações, etc. A representação brasileira estava em torno de 4 pessoas, duas de São Paulo (eu e Ana Mae Barbosa), mais uma representante do Ceará e outra do Rio de Janeiro. Decidi participar deste evento pois os objetivos dele era mapear e orientar o trabalho com arte, educação e cultura a partir das experiências e perspectivas de diferentes países do mundo todo.

Posso afirmar que ao final do Congresso verificamos a importância de trabalhar com a arte - educação para encarar os conflitos interculturais e com isso buscar algumas soluções pacíficas. Outro ponto que ressalto deste evento foi a relação direta que fizeram da arte com a economia, política e desenvolvimento de um país.

Participei de uma visita à um centro de recuperação de jovens infratores cujo programa de reabilitação e re-socialização é com a arte tradicional e popular da Coréia do Sul; experiências com fotografia, música, dança fazem parte deste programa, ele fez-me lembrar do projeto da FESP - Leiturativa.

Foi só na Coréia mesmo? Lembro que a senhora escreveu dizendo que iria ao Vietnã também, certo?

Depois deste evento fui visitar os templos budistas e hinduístas, considerados patrimônio cultural da humanidade, localizados no Vietnã e Camboja. Todos, em geral, são dos séculos VIII a XIII. Além de um estudo in loco da história contemporânea desses países, tive também boas informações sobre história da arte Antiga, da Ásia. Na realidade, quando estudamos Ásia, estudamos também outros países, pois todos estiveram e tiveram relações econômicas, políticas, artísticas e, culturais.

Destaco desta visita, a presença das bibliotecas em todos os complexos de reis ou templos. A biblioteca, em geral ficava perto de um teatro, dentro da moradia do rei ou do templo, perto também da sala de administração e de estudo. O conceito de biblioteca era o de espaço para meditação, não servia para guardar documentos. Haviam muitos registros em pedra, estruturados na arquitetura dos templos. Poucos entravam na biblioteca, somente o rei e sua família, os estudiosos, doutores, selecionados "a dedo" e os religiosos.

Quais as experiências/vivências a senhora obteve nesta viagem?

Conhecer países que são muito diferentes do nosso, da cultura e informação que chegam via mídia, é como revirarem você pelo avesso. Tentei falar e estar com bastante pessoas comuns, jovens, mulheres, idosos, funcionários do hotel, no mercado, na praça, no ônibus, nos templos. Vietnã e Camboja são países com pessoas muito curiosas, afetivas, risonhas, gostam de chegar e conversar, em qualquer situação. São bonitos, trabalhadores, possuem uma história rica em todos os sentidos e precisam ainda de muita ajuda internacional, pois saíram recentemente de muitas guerras. É quase zero a violência urbana e no campo. Gostaria que um dia vocês fossem até lá.

Sugestão: entrem na internet e busquem estes lugares: Hanói, Hue, Baia de Halong, Danang, HO CHI MINH (antiga Saigon) - CuChi - Siem Reap e Angkor Wat (este é imperdível); templos Prasat Kravan, Srah Srang, Banteay Kdei, Ester Mebon e Pre Rup.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e