O ex-aluno e Monitor Científico da FaBCI em 2010, Wellington Ferreira Rodrigues e a ex-aluna Paloma Altran se apresentaram na VI Semana de Biblioteconomia da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), coordenada pela também ex-aluna Paloma Altran. Confira a programação completa e participe!
Realizado anualmente pelo Departamento de Biblioteconomia e Documentação da USP, a Semana de Biblioteconomia está em sua sexta edição e nesse ano apresentará a temática “Propriedade intelectual, acesso e direitos autorais na sociedade da informação”.
Além da programação tradicional, a semana também conta com o projeto “Biblio.lab: compartilhando ideias e experiências”, que consiste na realização de pequenas palestras com estudantes e profissionais recém-formados sobre alguma experiência que estes tenham vivido em suas pesquisas e atividades relacionadas à Biblioteconomia.
Nesse ano, o ex-aluno e Monitor Científico 2010 da FaBCI Wellington Ferreira Rodrigues irá se apresentar no evento com a palestra “Relato de experiência: o primeiro ano da Monitoria Científica da FaBCI-FESPSP”, que será realizada no dia 28 deste mês entre as 19h. e as 22h.
Outra ex-aluna da FaBCI, a Paloma Altran, também está envolvida na Semana de Biblio da USP. Coordenadora do evento, a Paloma nos falou sobre a importância em participar mais ativamente dessas atividades para o enriquecimento de nossa vida profissional.
A prof.ª Valéria Valls, coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, da FESPSP costuma dizer que sou “híbrida”. Essa brincadeira existe porque minha formação em Biblioteconomia foi realizada passando por diferentes faculdades. Iniciei meu curso na UNESP (Campus de Marília), depois fiz intercâmbio na USP e terminei o curso na FESP. Esse “passeio” entre diferentes instituições enriqueceu muito minha formação, ampliou minha visão e possibilitou detectar quais são os pontos fortes/fracos de cada uma delas.
Em 2008, fiquei sabendo que a USP sediaria IX EREBD SE/CO (Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação das Regiões Sudeste e Centro Oeste), como estava estudando lá, entrei em contato com os alunos que estavam organizando o evento e ofereci minha ajuda. Fui muito bem recebida e passei a integrar as comissões de Apoio (patrocínio) e Divulgação. Realizei meu trabalho, participei de todas as reuniões e comecei a auxiliar o trabalho das demais comissões. Me envolvi de tal maneira que, ao final, os demais integrantes da Comissão Organizadora gentilmente me realocaram para integrar a “Comissão Geral”, responsável pelo gerenciamento do evento como um todo. Foi uma experiência ímpar e muito gratificante. Esse evento em especial é muito mais trabalhoso, pois o EREBD tem como característica “receber” as delegações vindas de outros estados, ou seja, além de organizarmos a parte científica/acadêmica, organizamos também o local e toda a infra-estrutura necessária para alojar os participantes durante os 4 dias de evento, temos que nos preocupar com a seleção e convite de palestrantes e, ao mesmo tempo, em providenciar alimentação, banheiros químicos e demais itens necessários para um encontro que reúne centenas de estudantes. Esse trabalho voluntário me proporcionou novas e importantes amizades, um grande aprendizado e ampliou minha visão em vários aspectos.
Em 2010, estava cursando meu último ano na FESP mas, como mantive as amizades e o contato com o pessoal da USP, mais uma vez me ofereci para ajudá-los na organização de evento, desta vez a V Semana de Biblioteconomia ECA/USP, que foi realizada de 27 de setembro à 01 de outubro, com o tema “Áreas de atuação do bibliotecário”, sendo a Prof.ª Valéria Valls uma das participantes da mesa-redonda “Bibliotecários que atuam em Consultorias”. Novamente, essa iniciativa de ajuda na organização de um evento acadêmico me proporcionou muitos aprendizados, importantes contatos e uma satisfação imensa em realizar esse trabalho.
Agora em 2011, já formada, sinalizei minha disponibilidade e fui muito bem recebida para ser a Coordenadora da Semana. Senti a necessidade em realizar essa organização pelo amor que nasceu em mim por essa atividade e, também, por ver que era preciso orientar os calouros da USP, membros da Comissão Organizadora desse ano, para que essa importante iniciativa discente não seja abandonada, pelo contrário, para que esse evento, hoje em sua sexta edição, continue acontecendo e se fortalecendo a cada ano.
Além de coordenar a VI Semana de Biblioteconomia ECA/USP, neste ano, assim como o Wellington, também participarei do Biblio.Lab com a apresentação do trabalho intitulado "A coordenação de eventos como aspecto complementar à formação do profissional da informação", um relato baseado em minha experiência, que tem como objetivo mostrar como a participação na organização de eventos proporciona o desenvolvimento, sob o aspecto prático, de habilidades ligadas à organização, comunicação, gerenciamento, estruturação e documentação de processos, construção de networking, planejamento estratégico, marketing, entre outras. É uma grande oportunidade de aprendizado que auxilia na formação de um profissional da informação com perfil alinhado às novas exigências de mercado.
Durante todos os eventos que ajudei a organizar, além de estudar (ter aulas por 4h diárias) eu também fazia estágio, 8h por dia, de segunda à sexta. As reuniões das comissões costumam acontecer aos sábados, justamente por que a maioria dos envolvidos estuda, faz estágio (ou trabalha) e mora longe da faculdade. Entretanto, acreditamos tanto nos benefícios que eventos como esses trazem não só a quem organiza mas, também, a quem participa (público inscrito e palestrantes) que nenhuma adversidade conseguiu impedir a concretização de nosso trabalho. É muito gratificante poder ofertar, gratuitamente, aos discentes, docentes, profissionais e demais público interessado um evento com palestrantes especialistas nos assuntos tratados e debates de qualidade, seja de forma presencial ou remota (via transmissão pela internet), uma oportunidade de troca tão importante para o desenvolvimento de nossa área e crescimento profissional.
Convido todos para participarem da VI Semana de Biblioteconomia ECA/USP e, também, a propagar essa iniciativa: a criação, organização e/ou participação em eventos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, para que tenhamos sempre oportunidades de disseminação, troca e atualização de informações, assim como a possibilidade de integração entre os estudantes e profissionais da área!
Para conferir a programação completa da VI Semana de Biblioteconomia ECA-USP acesse: http://www.cabieca.com.br/semanabiblio/?page_id=7. Inscreva-se e participe você também!
Comentários
Postar um comentário