O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma importante ferramenta educacional que visa atender às novas necessidades tecnológicas no processo ensino-aprendizagem. Saiba quais disciplinas da FESP já aderiram e como devemos utilizá-la!
A Monitoria Científica realizará uma série de posts sobre o AVA, fornecendo a princípio informações básicas e posteriormente disponibilizando tutoriais gravados com a coordenação das professoras Andréa Correa e Mirella Kurata.
Na última semana conversamos com a professora Andréa para saber mais sobre o AVA. Confira o resultado da entrevista!
O que é um AVA?
AVAs ou Ambientes Virtuais de Aprendizagem são sistemas gerenciadores de conteúdo educacional que facilitam a criação e publicação de cursos e/ou aulas que são acessados pela internet. Sua função é facilitar a tarefa do professor em compartilhar as informações das aulas com seus alunos, permitir o acompanhamento constantemente das atividades e o progresso dos estudantes.
Quando o AVA foi implantado na FESPSP?
Alguns professores utilizam o Moodle (que é o sistema gerenciador de conteúdos educacionais adotado pela FESP) para suas aulas desde 2007, mas o ambiente oficial da Fundação foi aberto em setembro de 2009.
Por quê a FaBCI adotou a utilização do AVA?
O AVA foi adotado pela FaBCI por diversos motivos:
- servir como repositório de conteúdo para os cursos do novo currículo e facilitar o acesso do aluno as informações de aula: o material publicado pelos professores no AVA está em ambiente seguro e que funciona 24X7, quando o aluno acessa um determinado material, pode ter a certeza que aquele é o material mais atual postado por seu professor;
- ter todo ambiente de curso sem a necessidade de impressão;
- realizar atividades de 10 horas on-line complementando a carga horária da disciplina.
Quais cursos da FaBCI utilizam o AVA atualmente?
Atualmente todas as disciplinas do primeiro e segundo semestres utilizam o AVA.
Como o professor pode utilizar o AVA?
Se ele dá aulas que fazem parte do novo currículo sua disciplina é criada automaticamente no início do semestre, caso contrário é só solicitar ao Núcleo de Educação à Distância (NEaD) da FESP.
Como os alunos devem proceder para efetuar o login no AVA?
Os alunos inscritos no AVA recebem um email com o endereço web, login e senha de acesso.
Como os alunos devem proceder para realizar os trabalhos postados no AVA? Como é feita a avaliação das atividades realizadas no AVA?
Depende do tipo de atividade solicitada pelo professor:
- se for um exercício com auto-feedback (múltipla escolha, V ou F, arrastar e soltar) ao concluir o exercício ele já recebe a informação da nota;
- se for uma atividade com envio de arquivo, ele irá produzir um arquivo solicitado pelo professor (pode ser uma apresentação em PowerPoint, um texto no Word, uma planilha, uma imagem entre outros) e enviará na própria tarefa no espaço apropriado; o professor recebe o arquivo, dá a nota e pode enviar uma mensagem com o feedback para o aluno;
- se for participação em um fórum o aluno digita os posts respondendo a um tópico inicial e o professor tem mecanismo para dar notas às postagens relevantes.
Continue acompanhando os Boletins Informativos da Monitoria Científica para saber mais sobre o AVA!
A Monitoria Científica realizará uma série de posts sobre o AVA, fornecendo a princípio informações básicas e posteriormente disponibilizando tutoriais gravados com a coordenação das professoras Andréa Correa e Mirella Kurata.
Na última semana conversamos com a professora Andréa para saber mais sobre o AVA. Confira o resultado da entrevista!
O que é um AVA?
AVAs ou Ambientes Virtuais de Aprendizagem são sistemas gerenciadores de conteúdo educacional que facilitam a criação e publicação de cursos e/ou aulas que são acessados pela internet. Sua função é facilitar a tarefa do professor em compartilhar as informações das aulas com seus alunos, permitir o acompanhamento constantemente das atividades e o progresso dos estudantes.
Quando o AVA foi implantado na FESPSP?
Alguns professores utilizam o Moodle (que é o sistema gerenciador de conteúdos educacionais adotado pela FESP) para suas aulas desde 2007, mas o ambiente oficial da Fundação foi aberto em setembro de 2009.
Por quê a FaBCI adotou a utilização do AVA?
O AVA foi adotado pela FaBCI por diversos motivos:
- servir como repositório de conteúdo para os cursos do novo currículo e facilitar o acesso do aluno as informações de aula: o material publicado pelos professores no AVA está em ambiente seguro e que funciona 24X7, quando o aluno acessa um determinado material, pode ter a certeza que aquele é o material mais atual postado por seu professor;
- ter todo ambiente de curso sem a necessidade de impressão;
- realizar atividades de 10 horas on-line complementando a carga horária da disciplina.
Quais cursos da FaBCI utilizam o AVA atualmente?
Atualmente todas as disciplinas do primeiro e segundo semestres utilizam o AVA.
Como o professor pode utilizar o AVA?
Se ele dá aulas que fazem parte do novo currículo sua disciplina é criada automaticamente no início do semestre, caso contrário é só solicitar ao Núcleo de Educação à Distância (NEaD) da FESP.
Como os alunos devem proceder para efetuar o login no AVA?
Os alunos inscritos no AVA recebem um email com o endereço web, login e senha de acesso.
Como os alunos devem proceder para realizar os trabalhos postados no AVA? Como é feita a avaliação das atividades realizadas no AVA?
Depende do tipo de atividade solicitada pelo professor:
- se for um exercício com auto-feedback (múltipla escolha, V ou F, arrastar e soltar) ao concluir o exercício ele já recebe a informação da nota;
- se for uma atividade com envio de arquivo, ele irá produzir um arquivo solicitado pelo professor (pode ser uma apresentação em PowerPoint, um texto no Word, uma planilha, uma imagem entre outros) e enviará na própria tarefa no espaço apropriado; o professor recebe o arquivo, dá a nota e pode enviar uma mensagem com o feedback para o aluno;
- se for participação em um fórum o aluno digita os posts respondendo a um tópico inicial e o professor tem mecanismo para dar notas às postagens relevantes.
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